2014/04/26

Morpheus da NASA completa mais um voo livre bem sucedido


Poderemos ter ainda um longo caminho a percorrer para nos tornarmos em exploradores espaciais capazes de visitar outras galáxias, mas aos poucos lá vamos dando mais uns pequenos passos que serão preciosos para a exploração dos nossos planetas vizinhos. O Project Morpheus da NASA completou agora mais um voo livre bem sucedido.

Neste voo - o segundo voo livre em que foi usado o ALHAT (Autonomous Landing and Hazard Avoidance Technology), um sistema que permite a este veículo determinar autonomamente o melhor lugar para aterrar e evitar obstáculos - o Morpheus comportou-se tal como estava programado, embora por segurança ainda se tenha limitado a seguir um percurso pré-programado.

Ainda serão feito mais alguns voos com este modo do ALHAT ainda em funcionamento paralelo com uma rota programada, para confirmar que tudo está como deve estar. Se tudo correr bem, no final de Maio será vez dos cientistas passarem os controlos completamente para os seus sistemas de voo, e deixar que seja o Morpheus a decidir por si o melhor sítio onde aterrar, depois de verificar que o sítio pretendido não é (propositadamente) adequado e obrigando-o a procurar outro local.

1 comentário: