2014/04/02
Microsoft apresenta Windows Phone 8.1 com Cortana
Demorou, mas cá esta ele: o novo Windows Phone 8.1 vem refinar ainda mais a plataforma mobile da Microsoft, e ganha algumas coisas que estavam a ser pedidas pelos utilizadores, como um bem necessário centro de notificações... e a resposta ao Google Now e à Siri, Cortana.
O novo Action Center pode ser acedido puxando-se para baixo a partir do topo do ecrã (como nos Android e iOS), dando acesso às notificações e atalhos para ligar/desligar o WiFi, Bluetooth e Airplano mode. Não é novidade nenhuma, mas fazia falta.
No ecrã principal passa a ser possível aplicar imagens de fundo aos Live Tiles, e a MS criou uma nova API que permite às apps interagirem com o lock screen de forma a torná-lo bastante mais útil (até que ponto, é algo que teremos que esperar para ver - mas é interessante ver a MS dar esta opção aos developers).
Mas a grande novidade é mesmo a Cortana.
Sobrepondo-se ao Bing, a Cortana passa a ser o centro de pesquisa (e respostas) do Windows Phone, permitindo fazer todo o tipo de acções que estamos habituados a ver na Siri e Google Now (chamadas, estado do tempo, eventos na agenda, etc.) mas também fazendo algo que o Android e iOS têm adiado: a integração com outras apps. Com a Cortana será possível interagir com outras apps, como fazer uma chamada usando Skype em vez de uma chamada normal.
Para além disso, a Cortana conta com uma secção onde irá reunindo informação sobre o utilizador (sempre com o controlo deste), onde poderemos definir quais os nossos desportos favoritos, que sítios costumamos visitar, e até em que horas não queremos ser incomodados; de forma a melhor lidar com os nossos pedidos.
É um bom passo, mas que como seria de esperar está por agora limitado ao inglês e aos EUA. Parece que ainda teremos que esperar mais algum tempo até que este tipo de funcionalidade esteja ao dispor dos utilizadores portugueses que desejem falar em português para os seus smartphones.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito positivo ver que a Cortana vai mais longe, além daquilo que já existe, sendo um verdadeiro assistente pessoal.
ResponderEliminarProvavelmente a versão em Português não demorará muito, se tiver "auxilio", já que recentemente o centro da Microsoft em Portugal lançou a app internacional que também "fala" Português... o World Search. :)
Na minha opinião, hoje a Microsoft tenta igualar-se ao Android e iOS...
ResponderEliminar...Well... mais do mesmo...!
Infelizmente o nosso mercado nunca será uma prioridade da MS. Pelo menos ao nivel do consumidor final (empresarial é muito diferente). E isso ve-se bem no caso da Xbox One que so estar disponivel um ano apos o seu lançamento.
ResponderEliminarCortana, e pá eu um sou um M$ hater mas o nome parece-me mau não acham?
ResponderEliminarÉ tirada do universo Halo... é imediatamente reconhecida e associada por milhões de pessoas. :)
EliminarMas mesmo em inglês quando vai ficar disponivel ?
ResponderEliminarA Microsoft só devia "ser mais rápida", entenda-se, disponibilizar já hoje a actualização e não dentro de alguns meses como ficou patente.
ResponderEliminarNesse quesito parabéns à Apple que disponibiliza as actualizações como ainda ninguém mais o faz...
Não é uma comparação correta ne justa. A apple disponibiliza porque faz tudo sozinha. A Microsoft, e a Google, tem que disponibilizar as versões aos fabricantes que por sua vez tem de fazer o mesmo com os operadores , e só no fim o update chega ao cliente
EliminarSim, mas pelo menos com a Nokia, que é da Microsoft, já deveria estar a ocorrer diferente.
EliminarSemanas(1, 2 ou 3) é aceitável, mas meses já é falta de eficácia e todos os compradores, sobretudo de topos de gama, deverão sentir-se um pouco frustrados com a longa espera pela actualização.
Ainda assim, a Micro fez um estupendo trabalho com todas as novidades implementadas no WP 8.1 e vai sem dúvida captar muitos mais interessados para esta plataforma que até agora já era sensacional. :)