2014/05/26

Isoscope map mostra-te onde podes chegar em 10 minutos


Há vários anos enviei uma sugestão para várias empresas de software de navegação, para que nos dessem a possibilidade de mostrar destinos "por tempo" (para sabermos onde poderíamos ir se tivéssemos 1 ou 2h para gastar). Ninguém me respondeu. Hoje vejo finalmente o meu pedido concretizado, sob a forma deste Isoscope.

A ideia deste Isoscope é mostrar-nos onde podemos chegar em determinado tempo, e aqui até tendo em conta as diferenças no estado do trânsito ao longo do dia e dos diferentes dias da semana - bastando passar o ponteiro do rato sobre as diferentes horas para vermos em tempo real a diferença na área apresentada no mapa (e mostrando o efeito que o trânsito tem na nossa deslocação).

Em áreas de pouco congestionamento, poderão percorrer sensivelmente a mesma distância no mesmo período de tempo independentemente da hora e dia da semana - mas nos centros urbanos, a diferença entre a distância percorrida nas horas de ponta e as outras, é bastante esclarecedora! Para além da área que se pode atingir ao volante, é também possível ver a área que se pode percorrer a pé.

A minha única crítica é de apenas ser possível definir um máximo de 10 minutos, o que fica aquém do meu propósito inicial de saber onde poderia chegar em 1 ou 2h de condução - mas, só pelo facto de ter concretizado algo que eu já desejava há muito... não é esse detalhe que vai estragar o resultado. Experimentem este mapa que nos deixa explorar uma dimensão que tem ficado de fora das apps e serviços de navegação... a do tempo.

7 comentários:

  1. Não estou bem a ver qual é a utilidade disto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma i·nu·ti·li·da·de, como tantas outras !

    ResponderEliminar
  4. Muito útil para estudo de zonas de influência e geomarketing. Gostei. Pena os 10 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Curiosamente foi o que também pensei.
      E sim não poder definir intervalos superiores torna-o incompleto, mas já é um inicio.

      Eliminar
  5. Acho a ideia muito interessante mas realmente o intervalo de tempo é muito reduzido. Vejo imensas utilidades para esta aplicação, em actividades de lazer ou em estudos para empresas. Exemplo pessoal: Quero fazer um passeio, a carro ou a pé, e tenho 2 horas apenas, até onde posso ir?
    Quando está disponível para android?

    ResponderEliminar
  6. Como praticante de Geocaching, esta ferramenta é muito útil.A ideia é muito boa!
    Em aplicação para Android, ficava 5estrelas ;)
    Mas como referido, teriam que aumentar o tempo para horas para ser viável a sua utilização.

    ResponderEliminar