2014/06/13

Análise ao DockBoss Air da CableJive - adaptador Bluetooth para 30 pinos Apple


A Apple decidiu mudar a ficha de 30 pinos que usava há anos nos seus iPods e iPhones pelo novo conector Lightning, mas isso não invalida que existam milhares de produtos que continuam a ser perfeitamente válidos e capazes que usam a ficha mais antiga. Para quem tiver investido num sistema sonoro de qualidade (e dispendioso) certamente não quererá perder a capacidade de lhe dar uso... e felizmente pode fazê-lo e ao mesmo tempo libertar-se dos fios, com este DockBoss Air da CableJive.

O DockBoss Air

O DockBoss Air da CableJive é um pequeno adaptador bluetooth que encaixa na ficha de 30 pinos de qualquer dock preparada para receber iPods ou iPhone, e que imediatamente a transforma num receptor wireless imune às mudanças de ficha. Quer tenham um novo iPhone com ficha lightning, ou até um smartphone Android, poderão imediatamente passar a ouvir a vossa música "sem fios" usando as colunas de qualidade.


A instalação não poderia ser mais simples... basta pegar no pequeno adaptador e colocá-lo na dock, e até tem uma pequena seta para indicar a parte frontal para que não percam muito tempo a tentar encaixá-lo do "lado errado". E depois segue-se a parte assustador... colocá-lo em funcionamento.


Em utilização

Para todos os que continuam com traumas de terem passado por inúmeros problemas com equipamentos bluetooth ao longo dos anos (principalmente no seu início, quando as coisas nem sempre funcionavam como se esperariam), tenho boas notícias... o DockBoss Air é verdadeiramente uma solução "pronta a usar"!


Tal como se esperaria para uma solução destinada a aproveitar material pensado para os produtos da Apple, bastará activarem o bluetooth no vosso iPhone e... já está. A música do vosso iPhone passará a ser reproduzida através das colunas do equipamento onde tiverem ligado o DockBoss Air - mas sendo possível a qualquer momento optarem por ouvir no iPhone se assim o entenderem. Isto também acontece automaticamente. Pelo que quando chegarem a casa, não será necessário estarem continuamente a dizer que querem usar as colunas para ouvir música. Se a vossa dock tiver comandos ou telecomando, estes são igualmente reenviados para o vosso iPhone, permitindo mudar as músicas, etc.

Mas... e que tal se comporta com Android?


Da mesma forma - quem esperasse uma grande aventura para colocar o DockBoss Air a funcionar com um Android, pode ficar descansado. O processo é igualmente simples e sem qualquer dor de cabeça (pelo menos num Nexus 5 com Android 4.4. Basta emparelhar o adaptador, e do mesmo modo toda a vossa música passa a sair pelas colunas





Apreciação Final

Suportando o protocolo AD2P, este adaptador promete uma qualidade de som superior à de outros adaptadores no mercado. Infelizmente, não pude pôr isso à prova uma vez que a única dock-colunas que tenho com 30 pinos tem uma "qualidade" que é bastante mais limitada que qualquer transmissão via Bluetooth - mas pelo menos deu para comprovar que não existia qualquer diferença perceptível entre ter um dispositivo ligado directamente na dock, ou através do adaptador via bluetooth.

De resto, não há muito mais para dizer: o DockBoss Air faz precisamente aquilo que se esperaria, e torna-se numa excelente opção para quem quiser aproveitar os equipamentos que se arriscavam a ficar obsoletos com o desaparecimento da ficha de 30 pinos (sendo também uma boa forma de poderem aproveitar excelentes negócios de quem estiver a despachar colunas de qualidade; e ao mesmo tempo darem-lhes uma nova vida, em modo wireless e que permite a sua utilização por smartphones de todos os tipos - e até computadores).

O DockBoss Air da CableJive está disponível na Amazon UK com um preço aproximado de 33 euros.


DockBoss Air da CableJive

Prós

  • Simples de instalar e usar
  • Permite dar nova vida a colunas "obsoletas"
  • Usa A2DP para maior qualidade de som


Contras

  • Não compatível com docks que só forneçam 12V
  • Não compatível com docks que usam o áudio digital


Galeria de Fotos:


1 comentário:

  1. Não conhecia, parece-me porreiro já que são raras as docks para dispositivos que não sejam da apple

    ResponderEliminar