2014/06/10

Cria o teu Ambilight com um Raspberry Pi e o Hyperion


Para quem é fã do efeito Ambilight existente em vários televisores Philips existem várias formas de recriar o efeito usando ferramentas open-source. Já por cá falamos de algumas que recorriam a um Raspberry Pi, mas hoje trago-vos uma que é mais recente e parece ser mais eficiente a nível dos recursos utilizados: o Hyperion.

O Hyperion é cerca de 15x mais eficiente que o Boblight, e para controlar 50 LEDs RGB gasta apenas cerca de 2% do CPU de um Raspberry Pi. A lista de componentes necessários é bastante reduzida e acessível, sendo também bastante fácil encontrarem guias sobre como porem tudo em funcionamento - bastando apenas um pouco de paciência e seguirem atentamente as instruções.

O que é certo é que o resultado final é bastante apelativo, e temos na nossa comunidade pelo menos uma pessoa que já está a usar o Hyperion e que certamente poderá dar umas dicas a quem tiver alguma dificuldade no processo. (Mas, acredito que não será necessário e que vocês não terão qualquer problema em meter isto a funcionar à primeira.)

Aproveitem para ver os jogos do Mundial com as cores do relvado a espalharem-se para fora do ecrã - mas depois não se queixem se os vossos amigos subitamente passarem a ter a tendência de aparecer em vossa casa às horas dos jogos e depois aproveitarem para ficar por lá até ao final. :)




Aqui fica o vídeo de teste do Filipe Bento, e outro do sistema em funcionamento (obrigado Filipe, pela partilha na nossa mailing list):




3 comentários:

  1. Não há nada disto plug n play?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei em produzir isto em massa, diferentes tamanhos de ecrã... :)

      O que vêm nos vídeos acima era sem o sistema "tunned" como devia: agora não só o suporte está muito mais "living room friendly" (apurado a partir do molde inicial), mas também todo o sistema está muito mais eficaz.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar