2014/06/23

Dá cor aos móveis usando uma fita LED RGB


Querem saber como podem transformar umas estantes banais em algo que seja capaz de se tornar no centro das atenções? Bastará recorrerem aos nossos sempre adorados LEDs e a um pequeno micro-controlador (neste caso um Arduino) para transformarem por completo o visual dumas estantes, e que pode incluir efeitos coloridos animados.

Embora o efeito seja vistoso, a lista de componentes necessários é extremamente reduzida, sendo que os "ingredientes" essenciais são a fita de LEDs RGB (endereçáveis individualmente, se pretenderem recriar o efeito de cores diferentes para cada bloco individual - mas podendo ser uma fita LED RGB normal, se se contentarem com a mesma cor para tudo), e um pequeno Arduino. Algo que poderão encontrar facilmente por algumas dezenas de euros no total.

Depois bastará seguirem as instruções - sendo que, dependendo do mobiliário, poderá nem obrigar a que se pegue no ferro de soldar - e numa questão de alguns minutos, poderão ter uma casa bem mais colorida... mas não necessariamente "folclórica". A vantagem destes sistemas feitos por nós é que temos a liberdade de poder modificá-los de modo a que fiquem ao nosso gosto: nada vos impede de adicionarem alguns botões para que possam seleccionar diferentes modos. Por exemplo, alternando entre modos de animação cíclicos, modo "iluminação total" (branco a 100% de intensidade), modo "dim" (tonalidade amarelada a 25%), modo "festa" (mudanças rápidas de cor), modo "Zen" (mudanças lentas de cor), etc. etc.

Como sugestão... que tal aproveitarem o projecto do Ambilight faça-você-mesmo, expandindo-o a fitas LED espalhadas pela sala, e assim criando um efeito "Ambilight surround a 360º"? Isso sim... seria levar a iluminação LED a um novo nível! :)

1 comentário:

  1. Gosto muito destes projectos! Infelizmente sou um nabo nestas coisas de programação e electrónicas. Mas ainda não desisti. Estou confiante que um dia hei-de completar os meus projectos para as estantes e quadros do meu pequeno escritório.

    ResponderEliminar