2014/06/18

Extorsão via terrorismo digital


A facilidade com que o mundo digital nos permite chegar a todo o lado parece estar também a ser usado por alguns como forma de expandir as suas actividades ilícitas de autêntico terrorismo digital, com ameaças de autênticos pesadelos que são enviadas para pequenas empresas caso estes não paguem a "taxa" devida.

Neste caso, a notificação da extorsão é enviada via correio tradicional (talvez para dar maior seriedade à mesma, em vez de ir parar directamente à caixa de spam do email), e ameaça os negócios que estão prestes a ser alvo de um ataque que arruinará a sua reputação e credibilidade, e que passa por coisas como: uma avalanche de reviews negativas; reclamações; telefonemas "a chatear"; encomendas fraudulentas feita em seu nome; ameaças de bomba; vandalismo; contaminação com mercúrio; queixas anónimas de violações do código de saúde/trabalho; de evasão fiscal; de lavagem de dinheiro; de plantação e fabrico de drogas; e até de serem um centro de treino de actividades terroristas. Ufa!


Caso a "vítima" não coopere e pague 1 Bitcoin antes do prazo estipulado, será dado o início a esta operação, que depois apenas poderá ser interrompida mediante o pagamento de 3 Bitcoin.

Obviamente que ninguém deverá ceder a esta ameaça, devendo reportar o caso às autoridades. Mas o que é certo é que se revela incrivelmente fácil concretizar muitas destas coisas, de forma bastante simples, e que poderão realmente tornar-se numa dor de cabeça que poderá demorar meses - ou até anos - a esclarecer.

É o lado negro do direito ao anonimato e privacidade porque tanto se luta actualmente, que tanta razão tem para que exista... mas que depois com casos destes nos faz ter vontade de ter formas de facilmente chegar aos responsáveis por tais ameaças.

[via António Coelho / @almaluis]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)