2014/06/18
Nokia pagou milhões a chantagistas à custa do Symbian
Longe vão os tempos em que Symbian era sinónimo de domínio do mercado dos smartphones, e em que Nokia era uma empresa inabalável e com a qual seria loucura tentar competir. Mas há apenas 7 anos atrás, o Symbian foi alvo de chantagem, e a Nokia cedeu às exigências dos chantagistas pagando vários milhões de euros.
Ao que parece os chantagistas ameaçaram divulgar publicamente as chaves de encriptação usadas pelo Symbian, o que permitiria a qualquer pessoa criar malware (ou software pirata) que fosse indistinguível de apps consideradas perfeitamente legítimas e certificadas pela Nokia - o que, como se poderá entender, não seria nada agradável para a plataforma líder do mercado.
Como seria de imaginar, a Nokia alertou as autoridades, montando-se uma armadilha para tentar apanhar os criminosos quando fossem levantar o dinheiro que foi deixado num parque de estacionamento (na altura não havia Bitcoin. ;) Só que, os gatunos deverão ter contemplado todas essas possibilidades, pois o que é certo é que conseguiram levantar o dinheiro e de seguida escapar à perseguição das autoridades - num caso que ainda agora permanece aberto e por resolver.
Serve este caso para demonstrar que o mundo tecnológico afinal também tem episódios que parecem saídos de um filme de "polícias e ladrões" ao estilo de Hollywood.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Afinal o crime perfeito sempre existe!!!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar