2014/06/21

Jogo de geometria Euclideana


Para a maioria das pessoas, matemática e geometria é algo completamente oposto à ideia que têm de brincadeira e divertimento - mas não tem que ser assim, como é demonstrado por este viciante jogo de geometria Euclidiana que vos trago hoje.


Este Euclid: The Game dá-nos algumas ferramentas básicas de geometria, como linhas e círculos (e novas ferramentas que vão sendo conquistadas ao longo dos níveis) e começa de forma bastante simples, pedindo-nos para construir um triângulo equilátero com lado iguais ao do segmento AB dado. (No caso da vossa geometria estar um pouco enferrujado, é a solução que está na imagem no topo: criar dois círculos, com centro em cada um dos pontos e que cuja circunferência passe pelo outro ponto, e onde eles se intersectarem temos o vértice desejado para o nosso triângulo).

A partir daí as coisas começam a tornar-se cada vez mais complicadas, mas de forma gradual e que dá uso aos princípios deduzidos nos níveis anteriores. Nalguns níveis o processo de passar para o próximo parece não estar a funcionar correctamente, mas bastará actualizarem o número do nível directamente no URL no vosso browser.

São 20 níveis que vão colocar à prova a vossa memória das aulas de geometria, capacidade de dedução visual, e... também fazer trabalhar os neurónios, que é sempre salutar.

3 comentários:

  1. Viciante! Não consigo parar de jogar e tenho tanto para fazer...

    ResponderEliminar
  2. Também existe este www.sciencevsmagic.net/geo/ . Os desafios são um diferentes, mas a ideia é a mesma e acho mais bem conseguido.

    ResponderEliminar