2014/06/12

Tecnologia wireless já permite monitorizar respiração através das paredes


As nossas paredes podem não ser transparentes, mas com esta nova tecnologia o efeito é praticamente o mesmo. Depois de nos terem mostrado como se poderia detectar a posição e movimentos das pessoas através das paredes usado os sinais de rádio WiFi, agora passa a ser possível detectar a respiração e até a frequência cardíaca.

Vivemos num mundo continuamente bombardeado por sinais de rádio; das emissões de rádio e televisão às comunicações celulares, e sem esquecer todos os milhares de sinais WiFi que vão proliferando por todo o lado. O nosso corpo interfere com esses sinais, e analisando-se essas interferências é possível determinar a nossa posição mesmo quando estamos atrás de paredes, com enorme precisão.

Se anteriormente já tínhamos visto demonstrações que mostravam a localização de uma pessoa numa sala, e até os movimentos que estava a fazer, agora vemos que é também possível detectar o seu ritmo respiratório e até a frequência cardíaca. O sistema permite até monitorizar múltiplas pessoas simultaneamente, de forma diferenciada.

As possibilidades são imensas, tanto para monitorização para efeitos de segurança em nossas casas (validação que está tudo dentro dos parâmetros normais - assim como detecção de potenciais intrusos); como em missões de busca e salvamento para localizar pessoas debaixo de escombros; como também... para as inevitáveis aplicações de vigilância. Por este andar será possível detectar as vibrações feitas ao se falar, para "escutar" qualquer pessoa mesmo através de paredes insonorizadas.

E claro... demonstra também que afinal o icónico tracker dos filmes Alien afinal é perfeitamente real! ;)





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)