2014/06/12

Intel vai usar WiTricity para electricidade sem fios


A Intel já tinha revelado as suas intenções de nos livrar de todos os cabos nos próximos anos, mas agora ficamos a conhecer propostas mais concretas nesse sentido, recorrendo à tecnologia da WiTricity para nos trazer electricidade sem fios.

Tanto a Intel como a WiTricity fazem parte do consórcio A4WP que recentemente apresentou a sua marca Rezence para promover a electricidade sem fios usando ressonância magnética em vez de um sistema indutivo. Para aqueles que se preocupam com a eficiência destes sistemas de transmissão de electricidade sem fios, importa relembrar que a WiTricity refere eficiências superiores a 90% usando a sua tecnologia, e permitindo um vasto conjunto de potências e soluções em função das necessidades - desde 10W para equipamentos mobile até 6kW para automóveis eléctricos (e estando já a trabalhar em sistemas para potências de 20kW).

Outra das grandes vantagens deste sistema é o de permitir o carregamento de múltiplos equipamentos em simultâneo usando um único emissor, ter um raio de acção mais alargado, e que pode ser expandido usando painéis "repetidores". Existem até protótipos para o carregamento de corações artificiais enquanto os pacientes estão deitados na sua cama, sem que seja necessário manter uma ficha exposta, que é uma das principais fontes de infecção nestes casos.

Os criadores desta tecnologia asseguram também a segurança desta tecnologia, mesmo quando se transmitem potências elevadas - lembrando que a intensidade magnética que é sentida é idêntica àquela a que se está exposto diariamente, do campo magnético terrestre, e centenas de vezes inferior à que nos expomos sempre que fazemos uma chamada de telemóvel.

Esperemos que com o reforço da aposta da Intel nesta área, realmente se comecem a ver estes produtos a chegar ao mercado. Até lá... vamos ter que nos ir contentando com os carregadores Qi. :)

[via Engadget]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)