Abrir um computador desktop hoje em dia revela uma caixa maioritariamente... vazia. Mas noutros tempos, uma caixa de PC era algo preenchido com um emaranhado de cabos e placas que seria capaz de assustar o aventureiro mais intrépido. Hoje vamos regressar ao passado e ver o que nos era recomendado para construir um computador de luxo em 1991.
Enquanto hoje em dia poderão estar a considerar usar o mais recente quad-core a 4GHz da Intel e se 16GB de RAM serão suficientes, naquela altura delirávamos com os fantásticos CPUs 386 a 16MHz e acompanhados por uns generosos 2MB de RAM - sim, Megabytes! Nos discos, o passar do tempo também não perdoa, e na altura a opção recairia sobre um disco de 200MB, que seria imenso e daria para "tudo e mais alguma coisa"... e só de pensar que hoje em dia não consideraríamos nada abaixo de 1 ou 2 Terabytes.
O mais fantástico será talvez relembrar que essas características técnicas, agora completamente obsoletas, em nada diminuíam o fascínio que se sentia por estas máquinas - a que se dava bastante mais valor do que actualmente, ao se escolher entre gigas e teras. :)
Velhos tempos!
ResponderEliminarO meu primeiro PC, foi um DX2-66 com 4MB Ram, disco seagate de 256Mb e uma placa gráfica Tseng ET4000, era mesmo só isto, com drive de disquetes e sem cd-rom, mas era uma bomba na altura, custou-me 417 contos certinhos!
ResponderEliminarNunca mais me esqueci, tinha 19 anos na altura e gastei todas as minhas economias até à data naquele PC. Mais tarde troquei-o pelo DX4-100, mas a melhor coisinha foi mesmo quando instalei aquela placa enorme vermelha que ia de uma lado ao outro da caixa e intitulava-se de Gravis Ultrasound Max com 1Mb (custou 50c. ouch! Mais valeu cada escudo! Doom, Warcraft 1&2, os MODs DMFs, eram fabulosos nesta placa de som, com amplificador e colunas Wharfedale) Se eu soubesse o que sei hoje, tinha guardado aquela maquina!
Mais tarde vieram os Pentium 133 que funcionavam a 200Mhz, a Yamaha XG60 (só para MIDI), passei por dezenas de upgrades, era o bichinho. Enfim, muito bons tempos, que
saudades!
As fantásticas GUS. Ainda lá tenho (algures) a minha AWE32 com alguns MB de expansão de memória para samples, que transformam os MIDIs em autênticas obras primas. :)
EliminarFYI - Também passei pela fase do monitor de fosforo verde ligado a um Timex 2068 (com a cartridge do 48k a funcionar 99,999% do tempo), era até o parafuso do azimute do leitor de cassetes não aguentar mais... LoL. e duas TVs a cores ficaram com a régua de regular canais, avariada para o canal do video/vhs...
ResponderEliminarEu também tive um Timex 2068. Jogava numa TV Singer a preto e branco. Material de guerra.
EliminarAgora que fez lembrar esse grande marco da minha infância posso dizer que até me vieram as lágrimas aos olhos :)
Bom, eu já sou dinossauro mesmo! O meu primeiro PC foi um Tandy 1000 com um CPU 8088 e uns espectaculares 640kb de RAM. Era tanta RAM que para conseguir pôr o computador a tirar partido dos 128kbyets acima dos 512kb era necessário fazer uma artimanha qualquer da qual já não me recordo. Não tinha disco duro, mas sim 2 drives de diskettes de grande e moles (5,25" se não em engano), com para aí 300kb de capacidade cada uma. E era para trabalhar, nem sequer placa de som tinha. Ah, e veio com um sistema operativo chamado CP/M, que eu rapidamente substitui pelo MS-DOS!
ResponderEliminarOlhando para a diferença entre este e os PCs de agora, que são muitos milhares de vezes mais rápidos que aquele, acho que seria de esperar dos actuais mais performance real ainda do que aquela que na verdade temos...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminara melhor parte do video: "Essencial, nos dias de hoje, ter 3 drives de disquettes. MEDO.
ResponderEliminarem relação à maquina inicial, eu comecei a mexer nesta BOMBA: um victor 9000,a 5Mhz, com um 8088, fosforo verde, 25 linhas de texto, etc.. uma BOMBA. isto em para ai em 81. vá la que nesse ano para mim, a coisa passou a ser um spectum 48k
Primeiro PC, 486DX33, ja n me lembro q ram tinha, prai 4MB, e tinha prai um disco ou de 40MB ou de 80MB... mas isso comparado com aquele do video, minha nossa...
ResponderEliminar