2014/06/20

Z Launcher deixa-te escrever no home screen


A quantidade sempre crescente de apps que vamos acumulando nos smartphones tem posto à prova as capacidades de organização das plataformas mobile. São cada vez mais frequentes as vezes em que temos que percorrer vários ecrãs em busca da app pretendida; este Z Launcher para Android quer evitar isso... e o mais curioso é que é feito pela Nokia.

Este Z Launcher está ainda em estado pré-beta (pelo que não esperem tudo a funcionar a 100% sem incidentes) mas vem juntar-se ao número crescente de launchers dinâmicos que se vai modificando em função da hora e localização. No topo do ecrã temos a data e o próximo evento no calendário, seguido por uma lista das apps e contactos que ele considera serem os mais adequados para o momento. De manhã poderá sugerir coisas como o Google Calendar e contactos de relações profissionais; ao fim da tarde poderá mostrar-nos o Spotify e contactos familiares.

Isso são coisas que o Z Launcher irá aprendendo com a vossa utilização. Para as restantes coisas que quiserem fazer e estiver fora desta lista, a Nokia pensou também num forma engraçada de facilitar o acesso: basta começar a escrever no ecrã aquilo que se quer procurar. Ao escrevermos uma ou mais letras teremos acesso imediato a apps, contactos, e demais informação.

Um sistema que me parece engraçado... embora por agora a ausência de widgets (e do Google Now logo ali ao lado) poderá ser uma lacuna que dificulte a sua adopção para quem tiver maior dependência nestes elementos.

1 comentário:

  1. Instalei no meu a correr cyanogenmod e ao tentar abrir surge-me um erro indicando que não suportam actualmente rooted devices :/

    ResponderEliminar