2014/07/10

LG promete ecrãs OLED "de enrolar" para 2017


Vários fabricantes têm apostado na criação de ecrãs flexíveis; mas uma coisa é serem ligeiramente flexíveis e permitirem uma curvatura modesta, outra é poderem ser enrolados completamente. E é precisamente isto que a LG já está a mostrar num ecrã OLED de 18", prometendo bastante mais para os próximos anos.

O ecrã OLED flexível que a LG está a demonstrar tem 18" (1200x810 pixeis) e pode ser enrolado num tubo com apenas 3cm de diâmetro. Algo que se torna possível graças à substituição do tradicional painel plástico rígido que serve de base aos ecrãs por uma película plástica flexível (e mais fina).


Falando de espessura reduzida, a LG mostrou também um ecrã OLED transparente que tem três vezes mais contraste que os ecrãs LCDs transparentes existentes, proporcionando imagens de maior qualidade.

Mas estamos ainda no início, já que para os próximos anos, os responsáveis da LG por este departamento prometem ser possível criar um ecrã OLED transparente e flexível de grandes dimensões (60") com a "obrigatória" resolução Ultra HD. Ou seja... poderá estar a terminar o tempo em que se poderia dar a desculpa de não comprar um televisor de grandes dimensões porque não "passava na porta". É que acreditando na LG, antes da década terminar, poderemos estar a levar os nossos televisores gigantes para casa... enrolados num pequeno tubo. :)

Actualização: já temos vídeos destes ecrãs em funcionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)