2014/08/04

G Watch da LG com problemas de corrosão nos contactos?


Ainda hoje falávamos da questão dos materiais nos smarwatches (e também do seu sistema de carregamento), e eis que o G Watch da LG já está a ser alvo de críticas sobre corrosão nos contactos usados para o recarregamento.

Alguns utilizadores têm notado que os pinos da ficha de carregamento na parte traseira do seu G Watch começaram a ficar corroídos; havendo até alguns relatos de pessoas que sentiram queimaduras na pele. Mas felizmente a LG tem estado atenta e já lançou uma actualização que irá resolver o problema.

Na versão anterior, estes pinos estavam "activados", fazendo com que em contacto com o suor ou humidade, passasse corrente eléctrica pela pele do utilizador. Com esta actualização, estes pinos ficarão desactivado até que o G Watch seja colocado no carregador (faz-nos interrogar porque motivo isso não foi feito de origem... mas pronto).

O que é certo é que casos como este nos relembram que a questão dos wearables é realmente todo um novo mundo para muitos fabricantes, oferecendo todo um novo conjunto de problemas com os quais não têm experiência de lidar. Neste caso, uma empresa que tenha décadas de experiência a conceber smartphones, que são usados "ocasionalmente" ao longo do dia (mesmo que intensivamente), não estará automaticamente apta a criar um dispositivo que estará em contacto continuado com a pele do utilizador, em circunstâncias de chuva, transpiração, etc.

Como se já não bastassem os problemas com os próprios materiais (a nível de alergias, descoloração quando em contacto com o suor, cremes, etc.), temos também estes problemas indesejados dos contactos eléctricos. Parece-me que quem optar pelos sistemas de carregamento wireless terá aqui uma vantagem, e menos uma coisa com a qual se preocupar.

4 comentários:

  1. Nada como o "wearable" que começou isto tudo. O iPod. Zero problemas e que nunca foi pensado como "relogio".

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. é só engenheiros da treta na LG... ninguém pensou que cobre ou latão + suor = oxidação! e nao vai ser por desactivarem os pinos que estes vao deixar de ficar oxidados....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/14 08:33

      É o que dá meter equipas terciárias e com pouco tempo para desenvolver algo. A Google precisava que as marcas dessem um passo à frente, e as únicas capazes de lançar algo seriam a Samsung, LG, Asus e Acer mas quem deu o passo foram as primeiras: a Samsung...já tinha o hardware e tudo feito, era "só" flashar a ROM nova lol ; a LG tinha pouco tempo então saiu isto. Enquanto as baterias forem a nulidade que são e não permitirem 3 dias de uso "normal" (que num SMARTwatch NÃO é só o usar como relógio), não me interessa.

      Senão para isso prefiro esperar por um Pebble 2. Ainda tenho esperança que o MOTO 360 seja uma bomba

      Eliminar