2014/08/12

Nos bastidores dos leaks e rumores que dominam a indústria dos smartphones


Já sabemos como é: hoje em dia é difícil passar-se uma semana sem que um qualquer novo rumor ou leak nos chegue sobre um futuro modelo desejado. Verdade, mentira, revelações honestas ou propositadamente manipuladas, estamos sujeitos a todo o tipo de informações - e como sempre, essas informações muitas vezes têm consequências, tanto para quem as revela como para as próprias empresas a que dizem respeito.

A criação de rumores e divulgação de leaks já é uma autêntica "indústria" (embora por vezes não seja suficientemente proveitosa, como se pode ver pelo recente abandono da carreira do prolífico leaker @evleaks, que disse não poder subsistir à custa disso).

A verdade é que a criação de um novo produto é algo que é muito complicado manter totalmente sob segredo, tal a quantidade de pessoas e empresas envolvidas. Mesmo que todos os funcionários de uma empresa estejam dispostos a manter um novo projecto em segredo, poderá haver um qualquer funcionário na fábrica que faz os moldes para o produto que atire cá para fora as tampas ou outros componentes que permitam antever como ele irá ser; ou um responsável de outra empresa descair-se com uma mega-encomenda sobre um ecrã ou sensor inovador...

Algumas vezes, serão as próprias empresas a mandar cá para fora rumores e leaks dos seus futuros produtos, como forma de avaliar a reacção do público; outras vezes, arriscam-se a que um leak faça com que potenciais clientes optem por esperar pelo novo modelo, mesmo que ainda esteja a meses de distância. Umas vezes, os leaks podem também servir para surpreender o mercado (fazendo-se referência a um produto feio ou pouco potente - que depois dá lugar a um produto oficial bem melhor e com bom aspecto); outras vezes têm o efeito oposto... quando se fala de que terá determinada coisa, que depois não se venha a confirmar (um recente caso foi a resolução do Galaxy S5, que se esperava ser de 2560x1440 mas se ficou pelo Full HD - embora depois tenha sido lançado o modelo LTE A com essa resolução, embora com disponibilidade limitada).

Para o bem e para o mal... os leaks existem porque o mercado assim o deseja, tal como existem as fofoquices sobre as celebridades (para os que se interessam por isso) - e tal como esses, também resta aos fabricantes saberem conviver com esta realidade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço que mantenham os comentários adequados aos temas em questão... para assuntos "generalistas" poderão sempre utilizar os comentários dos sites de notícias desse tipo. Obrigado.

    ResponderEliminar