2014/08/12

Novos CPUs Intel Broadwell de 14nm


Já sabemos que evolução não para, e os nossos bem conhecidos CPUs Intel Core (i3, i5, i7, etc) têm sofrido melhoramentos ao longo dos últimos anos. Agora, prepara-se para chegar uma nova geração, que será a primeira a dar uso a um processo de fabrico de 14nm.

Os primeiros CPUs Intel Core lançados em 2010 eram fabricados com um processo de fabrico de 32nm, no ano seguinte chegou a segunda geração (Sandy Bridge) que teve alguns refinamentos, mas só em 2012 chegou a terceira geração que mexeu no processo de fabrico baixando para os 22nm (Ivy Bridge), seguindo-se novamente um refinamento com os Haswell lançados em 2013. A este processo evolutivo a Intel chama de "tick-tock", em que se vão alternando melhoramentos conseguidos graças à melhoria no processo de fabrico "tick" (miniaturizando ainda mais os chips), com melhorias conseguidas graças à optimização do chip em si ("tock").

Este ano estamos num ano "tick", e isso significa que estes novos Broadwell terão um novo processo de fabrico, agora de apenas 14nm - menos de metade dos Intel Core originais de 2010 (isto quer dizer que se hoje em dia se reproduzisse um desses chips, o mesmo poderia ser feito numa área inferior a 25% do original! E com esta miniaturização chegam também melhoramentos a nível da velocidade e do consumo.

É de prever que os primeiros CPUs a serem lançados desta nova série sejam os Core M, destinados aos equipamentos móveis e portáteis, onde as melhorias a nível da eficiência serão mais notados (e onde o mercado tem sido mais competitivo, com a ameaça dos CPUs ARM). Pelo que, para o final do ano, poderemos começar a ver tablets "PC" e portáteis que comecem a enfrentar as autonomias a que estamos habituados a ver em tablets ARM.

... E não fiquem a pensar que a coisa ficará por aqui, a Intel trabalha já na evolução do processo para que daqui por uns anos se tenham chips feitos em 10nm.

1 comentário:

  1. Os portáteis com o Haswell só mesmo em alto processamento ligam uma pequena (e quase inaudível) ventoinha.

    E vejam os Tablet Windows 8.1 baseados no Atom Z3740 (Quad Core!!!): zero ventoinhas...

    Imagino os novos CPU ...

    ResponderEliminar