2014/09/21

A revolução da impressão 3D


Em fim-de-semana da Mini Maker Faire de Lisboa, nada mais apropriado do que vos trazer uma TED Talk sobre a revolução que a impressão 3D já começa a ter na nossa sociedade.

Já por diversas vezes temos abordado este assunto, que poderá transformar por completo muitas coisas que actualmente consideramos como garantidas. Hoje consideramos normal que um produto seja feito no outro lado do mundo e seja transportado milhares de quilómetros para chegar até nós; consideramos normal que que uma empresa tenha que fazer séries de milhares de produtos, que depois se arrisca a que fiquem na prateleira; consideramos normal que um sapato esteja apenas disponível numa medida que é ligeiramente acima (ou abaixo) do tamanho ideal para nós; entre muitas outras coisas.

Com a impressão 3D, poderemos ter um mundo onde a encomenda de um produto seja sinónimo do mesmo ser impresso no local mais próximo de nossa casa, evitando transportes do outro lado do mundo, e dispensando a necessidade de stocks; poderemos ter produtos que sendo feitos "um por um", poderão ser feitos precisamente à nossa medida.

E é sobre isso e o futuro da impressão 3D que TED Talk de Avi Reichental se centra...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)