2014/09/24

Apple lança iOS 8.0.1... com novos bugs


Se o iOS8 vem adicionar muitas coisas necessárias ao sistema mobile da Apple, a verdade é que também vem com uma quantidade de bug suficiente para nos fazer duvidar do que terão andado a fazer durante todos os meses em que esteve em fase beta. Para resolver alguns dos problemas a Apple já disponibilizou uma actualização... mas que poderá contribuir apenas para causar dores de cabeça adicionais com novos bugs.

Por muitas coisas boas que o iOS8 trouxe aos utilizadores, há também inúmeros bugs, que vão de coisas simples como não surgirem algumas indicações de notificações, a coisas um pouco mais chatas (como fazer desaparecer o teclado ou botões de acções - como apagar mensagens), ou ainda a coisas mais mediáticas como a suspensão total da integração HealthKit com as apps.

Este iOS 8.0.1 vinha corrigir muitos destes bugs, incluindo esta questão do HealthKit, mas quem se tem apressado a fazer a actualização tem descoberto que o seu iPhone inexplicavelmente deixa de se ligar à rede dos seus operadores, dizendo "No Service"; e há também relatos de que o próprio TouchID também deixa de funcionar obrigando a recorrer ao PIN/password. (Ao que parece, só afecta os iPhone 6/6 Plus.)

Eu bem que tenho criticado o facto de, cada vez mais, os clientes finais estarem a tornar-se beta testers à força (e pagantes, ainda por cima)... e situações como esta apenas me vêm dar razão.

Se tiverem um iPhone ou iPad, o mais seguro será esperarem pelo iOS 8.0.2 para que corrija os bug deste iOS 8.0.1 que promete corrigir os bugs do iOS 8 - ou, jogando pelo seguro, talvez não seja melhor esperar mesmo pelo 8.0.3 ou 8.0.4, só por via das dúvidas.


Actualização: a Apple já suspendeu este update. Eu muito tenho criticado a questão dos updates faseados do Google no Android pela seca que dão aos utilizadores; mas depois olhando-se para este tipo de situações, percebe-se essa opção. Ah, como seria bom um mundo onde o software estivesse livre de bugs...

Actualização 2: A Apple já disse estar a trabalhar no 8.0.2 e dá instruções sobre como reinstalar o iOS8 nos dispositivos afectados.

Actualização 3: iOS 8.0.2 já disponível - mas parecem continuar a haver queixas sobre o mesmo bug de perda de rede e Touch ID.

13 comentários:

  1. Aprecio o blog, mas dispenso comentários enviezados no meio da noticia.
    Não fica bem, para se noticiar algo basta o essencial, cheira-se ao longe os Android fans.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José, se aprecia o blog certamente saberá que critico os bugs e as coisas erradas sejam elas de Androids, iOS, Windows, Linux, ou qualquer outra parte; assim como saliento as coisas boas de todos os quadrantes que achar dignas de destaque.

      Neste caso, é *vergonhoso* lançar uma actualização que venha somar problemas - tal como o é quando isso acontece com actualizações do Windows (já aconteceu), ou qualquer outro.

      Se haverá quem possa não se sentir incomodado por ser beta-tester de um produto "final"... ou sinto-me no direito de ficar muito frustrado ao aplicar uma correcção que tem como "extra" a capacidade de nem me deixar usar o iPhone como telemóvel.

      Eliminar
    2. Sou utilizador Apple, e aprecio muito o blog. Acho muito bem que se fale mal quando à razões para tal, assim como se fala bem quando também há razões para tal. Concordo com o Carlos Martins, um problema deste gênero e vindo da Apple com a enorme quantidade de clientes que tem... é realmente vergonhoso!

      Eliminar
    3. Ó amigo Vitorino! Olha que eu tenho estado parvo e admirado com o grau de confiança com que o (meu amigo, não o conheço, mas gostava que fosse) Carlos Martins deposita no iOS 8. Quando foi do iOS 7 é que devias ter visto.

      Quando foi o bug dos três toques no botão de chamadas de emergência (está preparado para "trabalhar debaixo de água", numa emergência, fora do sistema normal, por isso sujeito a repetidos bugs) - é que devias ter visto :)

      Levo isso ao brio profissional (programador) face a erros infantis.

      A sério, a sério, que reparte a bordoada e elogios irmamente, entre iOS e Android. E pensa pela sua cabeça, o que é raro.

      (E esta hem?! Não estavas à espera do elogio. Uma vez por outra alguém te dá e acredita que é merecido).

      Eliminar
  2. Nenhum problema detectado por aqui. Parece-me que é apenas algo que aconteceu com o iPhone 6 e 6 plus pelo que vi no twitter, será ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em todos os bugs... só quem os tiver é que terá que se preocupar com eles. :)

      Considerando que é uma coisa bastante chata, a recomendação será aguardar para que seja corrigido. (Faz-me lembrar as célebres sessões de "what could go wrong?" de actualizações de firmwares ou upgrades de sistemas feitas antes de ir dormir... e que por várias vezes se tornam em directas a resolver os problemas daí resultantes...)

      Eliminar
    2. iOS 8.0.2 para amanhã ?! ;)

      Eliminar
    3. Eu já estou a imaginar é uma série de programadores da Apple a levarem nas orelhas neste preciso momento...

      Vamos lá ver quanto tempo demoram a dar resposta.

      Eliminar
    4. Parece que um restauro pelo iTunes resolve o problema...

      Eliminar
  3. No meu apareçe a mensagem "não foi possível instalar o iOS 8.0.1 porque o computador já não está ligado à net." Mas eu estou num ipad e não liguei nenhum computador. Alguém sabe algo?? Obrigado David

    ResponderEliminar
  4. Claro que não é possível instalar... Foi retirado pela Apple

    ResponderEliminar
  5. Amigo José Vitorino. O AadM é a primeira pagina que abro "religiosamente", todos os dias (varias vezes ao dia), e não concordo contigo, o Carlos consegue ser imparcial. Se lhe vamos chamar "FAN", não será nem do iOS nem do Android, mas sim, "Fan" dos milhares de leitores que lêem diariamente as suas publicações. Não consigo imaginar as horas que diariamente gasta no AadM.
    Por isso o meu MUITO Obrigado Carlos.

    ResponderEliminar