2014/09/29

Arduino prepara impressora 3D "low-cost" [actualizado]


Parece que ninguém quer ficar de fora da revolução das impressoras 3D, e agora estamos prestes a ter o popular Arduino a entrar na corrida. Não, não se trata de usar um Arduino numa impressora 3D (embora certamente encontremos um lá dentro), mas sim de uma impressora 3D pronta a usar e com a marca Arduino: a Arduino Materia 101.

A Arduino Materia 101 só deverá ser apresentada oficialmente no próximo fim-de-semana durante a Maker Faire de Roma, mas depois de levantar a ponta do véu através no twitter rapidamente surgiram imagens da impressora completa e que parece usar como base a impressora Sharebot Kiwi 3D.

Se assim for não estaremos perante nenhuma novidade revolucionária, tratando-se do sistema habitual das impressoras 3D (e que aqui leva a bobine de filamento num suporte exterior), e com a base de impressão móvel em altura - havendo também um pequeno ecrã LCD que certamente nos mostrará informações sobre o processo de impressão e configurações, e um botão de controlo rotativo.

Se a impressora vier a ser efectivamente uma Sharebot Kiwi 3D "remarcada", teremos um volume de impressão de 140x100x100mm e funcionalidades como a impressão directamente a partir de um cartão SD sem necessidade de um PC. No site dela, o preço apresentado é de 696 euros, estando também disponível como kit com um preço a começar nos 570 euros.

Agora a grande curiosidade será ver qual será o preço que esta Arduino Materia 101 irá custar, e se poderá ser um que se venha a tornar a verdadeira revolução que se aguarda. (Para já, acho que se tivesse um preço abaixo da barreira psicológica dos 500 euros já seria excelente.)

Actualização: já é oficial a Arduino Materia 101 e não há novidades; o preço mantém-se na gama da Sharebot Kiwi 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)