2014/09/29

Investigadores prometem ecrãs OLEDs muito mais eficientes e brilhantes


Os LEDs já se tornaram bem conhecidos da população, e a sua utilização vai-se alargando a cada vez mais áreas, da iluminação aos ecrãs de smartphone e televisores. Mas apesar de já serem dos sistemas mais eficientes de iluminação, parece que está para breve uma melhoria substancial que os tornará ainda mais apetecíveis.


Embora os LEDs sejam bastante eficientes a converter energia em luz, nos LEDs mais baratos mais de 95% da luz  gerada acaba por ser desperdiçada, reflectida e absorvida pelo próprio material do LED.

Mas um investigador que em 2012 conseguiu encontrar uma forma de focar a luz para aumentar a eficiência dos painéis solares, lembrou-se agora de aplicar o mesmo conceito de forma inversa, para focar a luz que é emitida pelos LEDs, e que pode fazer com que o seu brilho aumente cinco vezes sem qualquer aumento do consumo de energia.




Embora a ideia de focar a luz produzida pelos LEDs não seja nova, os sistemas de micro-lentes e micro-espelhos que são utilizados apenas conseguem aumentar ligeiramente a projecção da luz - mas ao mesmo tempo criando alguns efeitos indesejados, como imagens com contraste reduzido e menos nítidas. Com este novo método, que aparentemente é simples e económico de fabricar e aplicar, parece que em breve poderemos ter ecrãs OLED/AMOLED que tornarão obsoletos os ecrãs LCD, e que se tornarão perfeitamente visíveis no exterior ao enfrentar a luz do sol.

... Considerando que o ecrã Super-AMOLED do Galaxy Note 4 já é considerado o melhor ecrã mobile de sempre, imaginem só o que acontecerá se a sua eficiência aumentar 400% e poder ter um brilho máximo cinco vezes superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)