2014/09/06

Astrónomos descobrem o "código postal" da nossa Galáxia no Universo


Se é certo que passamos a maior parte do tempo preocupado com as nossas pequenas e curtas vidas neste igualmente pequeno grão de pó cósmico no Universo, não há como ficar indiferente à imensidão que nos rodeia sempre que olhamos para as estrelas. Agora um grupo de astrónomos conseguiu determinar o "código postal" da nossa galáxia.


A escala do universo é de tal ordem que os valores que usamos para medir as distâncias entre os planetas no nosso sistema solar depressa se tornam infinitesimais quando passamos a considerar outras estrelas e galáxias. A nossa Via Láctea é apenas uma entre milhões de outras galáxias neste canto do Universo, e os astrónomos conseguiram finalmente mapear o super-conjunto de galáxias onde nos encontramos e a que deram o nome de Laniakea (que significa "céu desmesurado" em havaiano).

Portanto, se tiverem amigos intergalácticos, agora já será mais simples poderem dar-lhes indicações sobre como chegar cá. É só virar ali à direita no segundo ramo do super-cluster, depois seguir a bifurcação, e alguns milhares de anos-luz mais à frente já dá com a nossa galáxia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)