2014/09/22

CP já está no Google Maps


Depois desta manhã termos descoberto que os STCP disponibilizaram internet gratuita nos autocarros; temos também boas notícias para quem usa os comboios da CP. A partir de agora a informação dos comboios passa a estar integrada com o Google Maps.

Quer isto dizer que para além do sistema de navegação usando automóvel próprio, o Google Transit que recorre à informação dos transportes públicos passa a fornecer também todos os percursos e alternativas usando os comboios da CP, permitindo um melhor planeamento das rotas mais eficientes.

A CP trabalhou directamente com o Google nos últimos meses para concretizar esta interligação dos dados, que assim se vem juntar a outras redes de transportes públicos que já eram disponibilizadas.

Uma excelente notícia não só para todos os que usam regularmente os comboio da CP, mas também - e talvez em especial - para todos aqueles que apenas o fazem ocasionalmente, e assim passam a ter um acesso mais facilitado a esta informação. (Imagino o caso de um "turista" que queira percorrer o país e se sinta perdido, e que assim poderá simplesmente escolher ponto de partida e destino e deixar que o Google se encarregue do resto. :)

Agora só resta a dúvida sobre se estes dados são realmente dinâmicos e incluem os atrasos e alterações de última hora, ou se se limitam a ser a informação de tabela. :)

3 comentários:

  1. pena não incluir preço dos bilhetes
    o metro do Porto há muito que o faz

    ResponderEliminar
  2. Se tivesse a informação dos atrasos (e até uma eventual mensagem com qual a razão), seria muito muito bom. Mas considerando que é a CP, não estou a ver isso a acontecer.

    E também já era altura de a CP criar uma app que desse para comprar bilhetes, até porque o site deles não é nada agradável e muito menos adequado para smartphones.

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver se actualizam arapidamente as apps para IOS e android com essa nova info.

    ResponderEliminar