2014/09/05

Dell anuncia monitor 5K

Ainda o reinado do Ultra HD 4K não começou, como se arrisca a já estar ameaçado. A Dell já anunciou um novo monitor Ultrasharp de 27", com resolução 5K.


Se a resolução 4K (3840 x 2160), equivalente a ter quatro ecrãs Full HD, já fará suspirar muita gente, que dizer então de um monitor que pode apresentar 5120x2880 pixeis, como este novo Dell Ultrashap 5K?

Para se ter uma melhor noção do que se trata, imaginem uma matriz de 4x4 ecrãs HD (1280x720), resultando numa resolução 16 vezes superior ao HD que ainda agora muitos consideram como sendo perfeitamente aceitável, tanto em smartphones como em portáteis e televisores (num computador desktop, tudo abaixo de Full HD já começa a ser "curto").

Embora a Dell não especifique - e a maioria dos clientes nem sequer se importe - pensa-se que este monitor dará uso a dois painéis de 2560x2880 em MST (Multi-Stream Transport).


O que isto quer dizer é que embora só se "veja" um ecrã, internamente o mesmo está segmentado como se se tratassem de dois monitores separados (e usando duas portas de entrada de vídeo). É um sistema usado para ultrapassar as limitações de hardware, a nível de sistemas capazes de processar os mais de 14.7 milhões (!) de pixeis, 30 vezes por segundo (pelo menos). Também os monitores Ultra HD 4K de primeira geração recorreram a esta técnica no início, pelo que não será nada de novo, embora seja a solução mais "martelada".

Considerando que os impressionantes monitores Ultra HD 4K são capazes de mostrar 8.2 milhões de pixeis, e este tem mais de 14 milhões... dá que pensar. Mas não se preocupem, pois certamente alguém se encarregará de garantir que todos os pixeis serão usados para apresentar ainda menos informação do que os monitores actuais. ;P


Este monitor deverá custar cerca de 2500 dólares, e vem finalmente dar resposta à crescente resolução dos ecrãs dos equipamentos mobile, que faz com que muitos deles já tenham resoluções superiores à dos monitores que temos em cima da secretárias.

3 comentários:

  1. Para ligar a um PC, queremos é mais resolulçao e mais espaço para poder ter mais informação sem que fique tudo muito pequeno.. ou seja meter uma densidade de pixels tão alta em apenas 28" acho um desperdicio de recursos (CPU, gráfica, memoria) para que se consiga usufruir de um interface visual e letras de tamanho minimamente aceitavel... viva os 4k de 40" (que já tem 110DPI) além de que as pessoas com a idade e a miupia, a tendencia é ter que se afastar do ecrã para conseguir focar, e quem não tenha uma visão 20/20 ainda é prejudicado pela exagerada densidade de pixels. (nos telemoveis existe a desculpa que é para caber no bolso, mas na secretaria, ninguem tem uma secretaria com menos de 1metro de largura)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/14 20:49

      Nos SO podes escolher a ampliação das coisas, daí a resolução ser vantajosa para mais detalhe, se bem que o OSX aproveita melhor esse facto, e ver mal ao perto por falta de acomodação da lente (daí afastarem os velhos a cabeça) chama-se Presbiopia. A miOpia é ver mal ao longe.

      Tu com um sistema mediano não tens problemas com mover tantos pixeis, sem meter claro jogos ao barulho ...

      Eliminar
  2. Não concordo, mas enfim. Cada um tem a sua opinião. Tens smartphones cada vez com maiores resoluções e não é por isso que deixas de conseguir ler as coisas. O mesmo se passa no computador ( pelo menos no OS X, pois no Windows a coisa talvez seja diferente). Este Dell era o monitor ideal para mim, se bem que o preço ainda me faz pensar um pouco.... Experimenta ver a qualidade do texto num Macbook Pro Retina e depois diz-me sinceramente se a qualidade visual não compensa esse "desperdício de recursos".

    ResponderEliminar