2014/09/27

Japoneses dizem que Elevador Espacial poderá ser feito em 2050


Para que nos possamos aventurar em missões espaciais mais ambiciosas é necessário encontrar uma forma de reduzir substancialmente o custo de "sair da Terra". O elevador espacial é um dos sonhos que há décadas muitos tentam materializar sem sucesso, mas uma empresa japonesa diz que lá para 2050 poderá finalmente tornar-se realidade.

O conceito de um elevador espacial é surpreendentemente simples: coloque-se um satélite numa órbita geoestacionária (sempre sobre o mesmo ponto no solo), e desça-se um cabo do satélite até ao solo (com o correspondente contra-peso na direcção oposta) assim criando uma forma simples de se poder elevar cargas até ao espaço a custo ultra-reduzido.

Infelizmente, se a ideia é simples a sua concretização não o é. Actualmente não há nenhum material que sirva para se criar um cabo (ou estrutura) que se eleve por dezenas de milhares de quilómetros e seja capaz de suportar o seu próprio peso e as forças adicionais necessárias. Mas uma empresa de construção japonesa diz que os nanotubos de carbono são a solução, sendo cem vezes mais forte que um cabo de aço. O problema é que actualmente também não há capacidade de produção de cabos de nanotubos de carbono com qualquer comprimento útil (os laboratórios criam apenas pequenos segmentos com um máximo de 3cm), mas isso é algo que esta empresa diz que estará resolvido em 2050.


Se não quiserem esperar tanto tempo, no Kickstarter há um projecto para fazer um documentário sobre o LiftPort, que era precisamente outro projecto que foi financiado em 2012 no Kickstarter, e que também pretendia/pretende criar um elevador espacial, embora numa primeira fase fazendo testes com cabos presos a balões de alta-altitude

1 comentário:

  1. Há um excelente livro do Arthur C. Clarke acerca do assunto chamado "As fontes do paraíso". Combina uma antiga história (também ficcional) sobre um rei louco e os devaneios futuristas do engenheiro que planeia o projecto. Recomendo fortemente.

    ResponderEliminar