2014/09/04

Porque motivo não há leaks do iWatch?


Longe vão os tempos em que a Apple podia surpreender o mundo nas suas apresentações, mostrando-nos algo inesperado. Hoje em dia, peças dos novos iPhones começam a surgir meses antes do seu lançamento, sendo praticamente garantido que o novo iPhone 6 venha a ser tal e qual o temos visto. Mas então, porque motivo ninguém faz ideia de como será o tão falado iWatch?

Quem lidou com a Apple em questões de pré-lançamento conhecerá bem as políticas ultra paranóicas de secretismo da empresa (antes da chegada do iPad, o mesmo tinha sido enviado para empresas de apps pré-seleccionadas, onde tinha que permanecer numa sala fechada com controlo de acesso restrito, e dentro de uma blindagem que impossibilitava ver o seu design final).

No caso do iWatch, é provável que o mesmo esteja a acontecer hoje mesmo, com alguns developers a terem acesso ao hardware do futuro iWatch, sob contratos de NDA (Non-Disclosure Agreement), mas sem fazerem ideia de qual será o seu aspecto na sua versão comercial. Isso não impede que muitos designers se aventurem a lançar as suas recriações, com base em imagens de patentes e tendências de estilos, mas a verdade é que continuam a ser "invenções".

Mas como se explica que não existam leaks? Para um equipamento que terá que ser feito aos milhões, é praticamente impossível garantir que não existam fugas - tal como aconteceu com o iPhone 6. O que nos faz pensar que o motivo pelo qual não existem leaks, será devido a não ter sido ainda enviado para as fábricas para a produção em massa. Assim, o iWatch poderá existir apenas sob a forma de um número reduzido de modelos,  protótipos produzidos sob total controlo e secretismo da Apple, que só serão revelados publicamente no próximo dia 9 de Setembro.

Se for este o caso, implicará também que, tal como aconteceu com o iPhone original, a data de comercialização do iWatch só chegará daqui por mais alguns meses, e não numa questão de semanas como tem acontecido com os lançamentos de iPhones e iPads. Por outro lado... talvez os leaks do iPhone 6 tenham sido usados como manobra de diversão para desviar as atenções sobre o iWatch, e este esteja a ser produzido sob muito maior secretismo do que o habitual. Enfim... saberemos daqui por alguns dias.


... E sinceramente, mesmo não tendo qualquer ideia sobre o que a Apple estará a preparar (sendo que Jony Ive pensa que o iWatch será um produto revolucionário que "deixará a Suiça em apuros")... espero que seja bem mais cativante do que o modelo avançado nestas imagens.

7 comentários:

  1. Ainda há a hipótese de estar neste momento a ser produzido em massa mas nos estados unidos onde a Apple consegue controlar melhor os leaks, da mesma maneira que controlou os leaks do Mac Pro. Eu sei que não estava a ser produzido em massa na altura do seu anuncio mas nada indica que para um produto mais pequeno e "acessível" não seja verdade a minha teoria.

    ResponderEliminar
  2. "o iWatch será um produto revolucionário que "deixará a Suiça em apuros"

    Só tem uma interpretação: o iWatch é, antes de mais, um relógio, e não um smartphone em tamanho reduzido :)

    O que é que eu quero dizer com isto:

    - Dêem uma espreitadela à página da LG, do tempo dos smatwachs/mini-smartphones:
    http://www.lg.com/global/gwatch/index.html#main

    - Agora vejam um smartwatch/relógio (por enquanto só apresentaram a caixa)
    http://arstechnica.com/gadgets/2014/08/lg-g-watch-r-is-official-has-1-3-inch-p-oled-circular-display/

    Não tem nada a ver não é? A LG soube antecipar para que lado sopra o vento :)

    Mas alguém quer um mini-smartphone no pulso? Quer é, antes de mais, um relógio (suíço).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende um pouco. Não quero um smartphone mas para mim existe um meio-termo que seria algo com um design único e futurista.
      Por exemplo o Samsung Galaxy Gear Fit é lindo e tem um design único, o problema é a fraca bateria, usar Tizen, e mais algumas coisas...

      Eliminar
  3. E quanto ao que o Jonny Ive disse, devia ir lavar a boca com sabão.

    ResponderEliminar
  4. mais uma iThing para iShowoff

    ResponderEliminar
  5. ou, roll the drums... não há iWatch nenhum para apresentar...

    ResponderEliminar
  6. E se ele fosse grátis? Oferecido a quem o quisesse?

    ResponderEliminar