2014/09/25

Vizio lança TV Ultra HD de 50" por $999


Se muitos ainda se terão bem presente na memória a velha guerra da diferença entre o "HD" e o "Full HD", hoje em dia é com enorme velocidade que vemos fabricante a impulsionar a adopção dos ecrãs Ultra HD. Se é verdade que por cá já tivemos ecrãs Ultra HD a 599 euros; nos EUA a Vizio também parece querer dar trabalho às marcas mais populares, com um modelo de 50" por $999.


Ao contrário do modelo ultra-económico que apareceu no Jumbo (de 40"), este modelo da Vizio ao menos começa nas 50" - que me parece ser o mínimo absolutamente indispensável para que o Ultra HD possa começar a fazer sentido - e o mais importante ainda, é que parece não ter qualquer problema em colocar o seu ecrã ao lado de um da Samsung que custa mais do dobro para demonstrar que a sua qualidade não lhe fica atrás.

Isto servirá para sossegar aqueles que estão habituados a que os painéis mais baratos sejam de qualidade manifestamente inferior; e servirá também para forçar os fabricantes de marcas mais conhecidas a que acelerem a sua descida de preços (coisa que felizmente tem acontecido, mas nunca será demais "reforçar").

Infelizmente nem a Vizio consegue ter um preço directamente proporcional ao tamanho do ecrã, o que faz com que a opção pelo modelo maior, de 70", já implique o pagamento de $2499. Embora mesmo assim seja um preço bastante competitivo... e que já me faria reconsiderar duas vezes se estaria na altura de pensar em trocar o meu "pequenino" ecrã de 50".

Mas sabendo-se que os conteúdos 4K são ainda extremamente raros e que a indústria está em constante evolução, esta é uma daquelas áreas em que podemos optar por aguardar... e aguardar... pois não haverá grandes vantagens em querer ser dos primeiros a ter isto "só por ter".

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para o preço não me parece haver competição possível. :)

      Eliminar
    2. Queria corrigir o texto e adicionar uma linha, apaguei para "repostar" mas já foi depois do reply, aqui fica:
      O TCL de 40" do Jumbo ( U40S7606DS http://www.tcl.eu/eu/products/led-tv-102cm-U40S7606DS ) antes de comprar tinha a incógnita da qualidade do painel, e na loja ainda consegui ver e testar algumas coisas (com umas imagens de miras tecnicas 4k e 1080p numa pen USB) tinha bons ângulos de visão (ao nivel dos melhores IPS que lá estavam) mas depois de o testar em casa só posso dizer bem do painel. Bom contraste real, consegue-se descer a luminosidade a níveis aceitáveis para uso de escritório com pouca luz.
      Apesar de ter função de SmartTV (que não uso, pois está ligado a um computador) O que considero pior são os gráficos e menus que parecem um bocado arcaicos e com muita falta de definição ou mal escalados (mal ao ponto de ter mau aspecto, por ex pegar numa imagem 640x480 e esticar para 4k), mas é só os gráficos e menus, pois com uma fonte de imagem 4k fica impecável, e como é essa a resolução que o computador envia, o resto não interessa (acredito que também não tenha um upscaling de 1080p muito bom, mas nem testei) em relação ao tamanho inicialmente tive receio das 40" para estar á distancia normal, mas assim como o FullHD num telemóvel de 5" não se tira tanto partido como num de 7", 4k com 40" acho que tem um tamanho bom, pois se me aproximar a 1 palmo consigo ver os pixels, mas a 50cm já é difícil ver os pixels (também não tenho visão 20/20), e num PC ver os pixels pode ser importante. Claro que mais que 40" começa a ser espaço a mais para tomar conta de notificações que aparecem no canto do ecrã quando se está a olhar para o outro lado (pois fica a 1metro de distancia, se estamos a 50cm do monitor, já é preciso estar com atenção ou ter uma boa visão periférica :)
      Em termos de design tem os rebordos muito finos que aparenta ser mais pequeno (ou ocupar menos espaço) e talvez devido a isto se note uma ligeira falta de luz mesmo junto aos rebordos, mas é uma coisa aceitável que só afecta uma zona muito pequena que se nota perda de brilho já muito perto dos rebordos (como deve acontecer com muitos outros LED edge lit LCD) mas só com uma cor uniforme em todo o ecrã é que se nota este efeito e como no rebordo uso barras de ferramentas nem se nota este efeito.
      Para já tenho apenas 4k@30Hz pois o HDMI da board não suporta mais, mas talvez um dia possa vir a fazer mais (pois nas specs dizem que faz 60Hz via HDMI) e o painel diz ter 200Hz de indice de movimento que até agora me parece ser limpo e para já a consequencia que tenho dos 30Hz é notar-se mais o rato com um movimento menos suave, mas é uma questão de habito e um ponto negativo que para já é facilmente ultrapassado pelos outros positivos.
      Quando vou ver fotos RAW de 18MP tiradas com a Canon 550D noto uma nova dimensão que provavelmente só conseguia se fosse imprimir todas em telas de 40" pois o 4k em 40" dá cerca de 110DPI e ainda poderá existir sub-pixel render para as fonts, etc que torna os pixels imperceptíveis - se quisermos, pois como também não tenho uma visão 20/20 basta afastar-me 50 ou 60cm para não ver pixels, mas se quiser ve-los aproximo os olhos a 20cm assim é fácil fazer zoom in/out sem dependências de largura de banda ou framerates :)
      A parte do 3D assim como o tunner de TV não testei, mas se algum dia quiser usar como está lá :)
      Se procurarem encontram ainda este modelo aos mesmos 599eur (por ex Fnac de frança e outras lojas online).

      Eliminar
    3. Já agora uma outra desvantagem é tomarmos consciência da falta de resolução que temos nos vídeos do miúdo e de familia que estão em 1080p e começa a apertar a necessidade de uma maquina capa de filmar em 4k... Mas agira com a lei da copia privada é um problema adicional pois o espaço ocupado por video 4k antes para armazenar é brutal e se em 4anos de 1080p já são aos 2 e 3 teras nem quero imaginar (mas o disco actual também já me chegou ao fim:(

      Eliminar
  2. Mas só te tenho a agradecer, pois foi aqui no blog que o vi e até incentivaste a ir lá ver ;)

    ResponderEliminar
  3. Já agora, hoje disseram-me que também já temos da Philips 4k de 58" a 999€
    http://www.pcdiga.com/2/14990/TV-Philips-LED-4k-Ultra-HD-58-58PUK6809-12

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, grande preço, até me puseste a fazer contas... :)

      Mas prometi a mim mesmo não comprar nada abaixo das 75" no futuro, e embora até pudesse considerar uma excepção... o facto de não ter 4K a 60Hz limita um pouco a sua expansibilidade futura.

      Mas é bom ver modelos destes a aparecer - e não deixam de ser um excelente negócio!

      Eliminar
    2. Pois, eu lembri-me de ver aqui há uns anos (quando eu ainda só olhava para Plasmas :) via os LCD da Philips com os movimentos muito bons para LCD que parecia destacarem-se dos outros em suavidade nos movimentos, talvez mais Hz com overdrives, ect.. não sei agora como é que estão as coisas, mas também concordo ctg 4k para ter na sala é bom que seja bem grande, principalmente se a mulher disser que não quer estar a menos de 3m da TV seja lá com SD ou com 4k :P

      Eliminar
    3. Mas depois de ter um conjunto 5.1 da Wharfedhale Diamon 8 na sala e um Plasma Panasonic 55ST60 ("apenas" FullHD) já desisti de investir para a sala, agora é 4k para a secretaria do escritirio, uns phones porreiros, e eu é que escolho se é para estar a 50cm ou a 1m, se é para estar baixinho ou muito alto :P

      Eliminar