2014/10/14

Análise ao LG G3


Temos tido overdose de smartphones de sonho nos últimos tempos aqui no Aberto até de Madrugada, mas nenhum sonho estaria completo sem deitarmos o olho ao LG G3, que não só tem a particularidade de ter um ecrã com uma impressionante resolução de 2560x1440, como também consegue disfarçar de modo exemplar o seu tamanho de 5.5" com umas margens ultra-reduzidas.


O LG G3


O LG G3 é um topo de gama, e como tal vem equipado com com Snapdragon 801quad-core a 2.5GHz, 2GB de RAM (3GB nos modelos de 32GB), 16/32GB + microSD até 128GB, ecrã de 5.5" com resolução de 2560x1440, câmara de 13MP com vídeo Ultra HD 4K a 30fps e sistema de focagem por laser, câmara frontal de 2.1MP com vídeo Full HD, bateria de 3000mAh, e dimensões que se ficam pelos 146.3 x 74.6 x 8.9mm e peso de 149g.



A qualidade de construção está ao nível do que se esperaria de um modelo desta gama; e embora a LG tenha feito todos os possíveis por manter o seu tamanho compacto - incluindo a colocação dos botões de volume e power na parte traseira - este modelo já começa a entrar na gama do "potencialmente grande demais". Para mim, o G3 estaria no limite máximo absoluto de um smartphone que eu consideraria carregar comigo diariamente.


A câmara


Mais importante que a sua câmara de 13MP ser acompanhada por um flash LED duplo dual-tone, será o facto da LG ter usado um curioso sistema de focagem assistido por laser que promete maior velocidade e fotos "sempre focadas" em todo o tipo de circunstâncias.


Mesmo não sendo capaz de fazer milagres, a verdade é que que o G3 consegue efectivamente focar as imagens de forma quase imediata na grande maioria das situações, reduzindo significativamente o número de fotografias desperdiçadas por culpa de um sistema de auto-foco ineficaz.








No vídeo, mesmo em gravações Ultra HD 4K, a estabilização óptica faz-se sentir e bem. O resultado por vezes quase parece ter sido conseguido à custa de um tripé... mesmo estando a ser gravado sem qualquer cuidado especial a segurar o G3.




Em utilização


Um dos factores que me deixava mais curioso quanto a este G3 era o seu ecrã. Não é que eu ache que seja preciso fazer mais que o Full HD num ecrã de 5" como o do Nexus 5; mas... que tal são os 2560x1440 num ecrã de 5.5? A resposta é só uma: uma maravilha!



Se será difícil encontrar alguém que se queixe da falta de nitidez num Nexus 5, num LG G3 isso passará a ser ainda mais difícil, uma vez que a densidade de pixeis passa de 445 para 534ppi. Poderemos dizer que se possa melhorar um pouco a coisa para chegar aos 600ppi... mas já estamos a entrar numa gama em que as pessoas já não terão que se preocupar com isso - nem mesmo se forem "esquisitas" como eu! :)

A nível de utilização o G3 não irá variar muito de qualquer outro topo de gama actual. Há que destacar o facto do "knock" nos permitir ligar e desligar o G3 sem termos que recorrer ao botão na traseira dando-lhe apenas um duplo toque (algo que deveria passar a estar disponível de origem em todos os smartphones) - e embora a LG altere algumas coisas relativamente ao Android base, as diferenças acabam por não ser demasiado intrusivas (embora pessoalmente preferisse um "Google Edition" com um Android directo do Google).





Apreciação Final


Tinha curiosidade em saber se este G3 me "encheria as medida", e resposta foi um sim claríssimo. Este era o modelo que, por mim, deveria servir de base ao próximo Nexus do Google. O seu tamanho "no limite" era algo que facilmente se justificaria perante o seu fantástico ecrã (embora se pudesse ser reduzido para as 5.2" se tornasse "perfeito"), e os pormenores como a câmara com focagem a laser apenas servem para tornar ainda mais apetecível um equipamento já de si excelente.

Mas claro que nem tudo é perfeito. Mesmo com uma bateria de 3000mAh a autonomia não se revela tão boa quanto se poderia desejar; e em operações mais intensivas o G3 aquece bastante... Não que isso seja um problema que não aconteça com outros smartphones mas, estamos a falar de detalhes que gostaríamos de ver melhorados.

Nada disso invalida que, se não fosse pelo facto de dar enorme preferência aos modelos Nexus por causa das actualizações, o G3 seria seguramente o smartphone Android que compraria para mim. Ainda mais considerando que actualmente já pode ser encontrado por valores na casa dos 400 euros.



LG G3


Prós
  • Ecrã
  • Câmara 
  • Design com margens ultra-reduzidas

Contras
  • Tamanho já no limite do aceitável
  • Ausência de uma versão "Google Edition" 


Galeria de imagens








10 comentários:

  1. Onde se pode encontrar a esse preço ? estou a pensar "oferecer" o galaxy nexus à esposa e trocar, ando a pensar entre Moto g 2014 / moto x / nexus 5 / nexus 6 / Lg g3 ... tanta escolha !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recoon por exemplo: http://www.redcoon.pt/B546297-LG-G3-D855-Black-16GB_Telem%C3%B3vel

      Eliminar
    2. Podes juntar mais um, Sony Xperia Z3 Compact

      Eliminar
    3. Esse Site Redcoon é fiável ? Alguém tem feedback ?

      Eliminar
    4. Sim, é de confiança - um dos mais "recomendáveis" para bons preços na internet. :)

      Eliminar
    5. Exactamente... mesmo que a Deco o tenha colocado na "lista negra"(a propósito dos termos e condições), a meu ver talvez injustamente...

      A Redcoon é uma filial do grupo Metro(dono da Makro, Media Markt, Media Saturn), tendo sido adquirida há poucos anos devido ao seu enorme crescimento na Europa e com vista a complementaridade do negócio físico do grupo.

      Eliminar
  2. Entre os top´s de linha, não duvido nada que o LG G3 tome a dianteira da corrida. Só é pena a LG não apostar em modelos similares com formato rectangular slim para quem não aprecia tanto os "arredondados". Ainda assim, é previsível que o faça em breve devido ao lançamento recente da "eterna" rival com o seu Galaxy Alpha.

    Se não me engano, os produtos "Top de linha" das nossas velhas conhecidas levam tombos acentuados no preço cada vez mais em curto espaço de tempo(à excepção da Sony talvez) e isso sem dúvida que se deve à concorrência Chinesa de qualidade que já está a alterar os padrões de venda no mercado... e ainda bem cá para nós.

    Parabéns por mais este excelente review do Aberto até de Madrugada que tal como os outros, sempre reflectem uma utilização/experiência muito familiar e conclusiva...

    ResponderEliminar
  3. Pois eu tenho o meu LG g3 desde o fim de semana passado já tive 4s s3 lumia625 agora decidi me pelo g3 entre o s5 o m8 e o one Plus não tenho nada a apontar o telemovel surpreende pela positiva mesmo depois de ver e ler mil e uma reviews o ecrã e fantástico o speaker nunca vi nada igual muito bom mesmo em relação à Câmara o laser focus beneficia em relação à menor quantidade de mp comparando com outros modelos como o s5 e a interface neste momento e a minha preferia era fanboy Samsung mas o touchwiz na minha opinião está desatualizado e já cansa mas isto e a minha opiniao

    ResponderEliminar
  4. Quando saiu para o mercado estive muito tentado a comprar esse smartphone, mas depois de o testar no bolso das calças optei por esperar mais um pouco por alguma coisa mais pequena. Para meu deleite a Sony lançou o Xperia Z3 Compact que é o uso à duas semanas. Pequeno e poderoso ;)

    ResponderEliminar
  5. Carlos a nível de fluidez o que achaste em relação ao Nexus 5? Sou mais um daqueles que tem o Galaxy Nexus e que estava à espera do Nexus 6 mas que devido ao preço e ao tamanho nem pondero comprá-lo... Agora estou na duvida entre o Nexus 5 e o Lg G3 mas assusta-me o software do G3...ainda para mais porque hoje tive a mexer num e vi que nem o Mcafee posso desinstalar... Abraços

    ResponderEliminar