2014/10/06

Análise ao OnePlus One


O OnePlus One é um equipamento que muito tem dado que falar desde que foi anunciado, com a promessa de oferecer um topo de gama de qualidade a um preço incrivelmente reduzido; e que ainda agora - meses depois do lançamento - continua a obrigar que se tenha um convite para poder ser comprado. Mas então, será que vale a pena todo o trabalho para se conseguir um? Vamos ver...

O OnePlus One


O OnePlus One tem um ecrã de 5.5" Full HD (1920x1080) num corpo que se fica por um peso total de 162g; enquanto que no seu interior encontramos um CPU Snapdragon 801 a 2.5GHz, 3GB de RAM, 16/64GB de flash, câmaras de 13MP (lente de 6 elementos f/2.0 e gravação de vídeo Ultra HD 4K) e 5MP frontal, LTE/4G, bateria de 3100mAh, e uma versão do CyanogenMod "oficial". Um conjunto de características que se torna imbatível quando se olha para o seu preço de 269 euros (para a versão de 16GB, sendo que será recomendável darem um pouco mais e optarem pelo modelo de 64GB por 299 euros).



O OnePlus One vem numa caixa curiosa, estranhamente "plana" - e que obriga a que o carregador venha numa caixa separado. Na caixa, para além do OnePlus One temos também um cabo USB "personalizado", e um pequeno "clip" para abrir o slot SIM com um simpático suporte para evitar que se perca.



Para os fãs dos phablets, o One poderá ser considerado compacto, mas para a maioria dos utilizadores habituados a smartphones normais este OnePlus será capaz de lhes encher as medidas... Ou seja, é grande!

A qualidade de construção não merece reparos, e a tampa traseira tem uma textura bastante incomum - e agradável - que poderá ser descrita como sendo um tipo de "lixa"... mas macia. A OnePlus tinha prometido criar capas em tecido, madeira, e outros materiais, mas entretanto anunciou que não o iria fazer por dificuldades de produção e também de não ser fácil remover e colocar a capa. (E na verdade... não é simples remover a capa.)


Fotos e vídeo


A câmara principal do OnePlus One é de 13MP e os que estiverem a pensar comprar um televisor Ultra HD irão gostar de saber que poderão fazer umas gravações de vídeo em Ultra HD 4K.


De resto, a qualidade é mais que decente em situações de boa luminosidade, mas quando a luz começa a faltar... não esperem milagres.








Em Funcionamento


O OnePlus One vem equipado de origem com uma versão do CyanogenMod (baseado no Android 4.4.4) com suporte oficial, dando por isso opções de sobra que vão bem para além daquilo que Android permite de origem.


Com um Snapdragon 801 e 3GB de RAM, tudo se processa sem grandes atrasos, e mostrando a muitos utilizadores (talvez pela sua primeira vez) como é que tal "experiência Android" deveria ser, sem que isso viesse acompanhado por pagar quase o dobro por um topo-de-gama "de marca" (e que ainda por cima se arrisca a vir com um Android modificado, nem sempre para melhor.)


Um dos aspectos que estranhamente falha neste OnePlus One, é a iluminação dos botões touch por hardware... que têm um nível de luminosidade bastante reduzido (parece que numa actualização que surgiu entretanto o nível de luz foi melhorado).




Apreciação Final


A aposta da OnePlus passava por oferecer um smartphone topo de gama a preço imbatível, e isso foi plenamente cumprido. Olhando para muitos outros equipamentos com preços na casa dos 300 euros, nenhum se aproximará do que este One nos oferece; sendo por isso um equipamento que dispensa explicações para o seu sucesso. O facto de ainda agora só estar disponível por convite (e de muitas pessoas continuarem activamente a procurá-los) demonstra isso mesmo, sendo que a empresa prometeu que estaria para breve a passagem à comercialização normal... aberta para todos os que o queiram, sem necessidade de convites.

A única coisa que têm que decidir será apenas se conseguem viver com um smartphone 5.5". Embora se possa dizer que este tamanho já começa a ser "normal", não há normalidade que esconda o facto de se tratar de um smartphone grande, e cujo tamanho se notará ainda mais em quem tiver as mãos mais pequenas. Claro que a habituação ao fim de alguns dias poderá significar que em breve também façam parte do clube que diz que este tamanho é o ideal - e conheço pessoalmente vários casos disso - mas haverá certamente quem vá continuar a achar que o One já "passa das marcas" do que acham aceitável. Por outro lado, há também que contabilizar o facto de poder ser um pequeno preço a pagar pelo facto de... não terem que pagar mais por produtos inferiores (ou equivalentes).

Por tudo isso e muito mais, o OnePlus One sai daqui com um muito merecido escaldante, e para premiar os que chegaram até aqui, temos também 3 convites para oferecer a quem quiser comprar um destes smartphones (peço apenas que deixem nos comentários quando utilizarem os convites, para que os marque como usados). Actualização: já foram todos, mas temos contado com a partilha de novos convites quase diariamente nos comentários do nosso artigo dos convites do OnePlus One.
  1. https://account.oneplus.net/invite/claim/CT7U-QW9T-OJ5L-WQ2U
  2. https://account.oneplus.net/invite/claim/XKE6-82SO-EDME-VMDY
  3. https://account.oneplus.net/invite/claim/TJKT-T6VQ-MNEY-4DZW



OnePlus One


Prós
  • Preço 
  • Hardware de topo
  • Qualidade de construção
Contras
  • Iluminação fraca nos botões
  • Sistema de convites para a compra
  • Dimensões já no limite do "grande demais"


Galeria de imagens







39 comentários:

  1. Muito boa review...

    Talvez apenas discorde de que não haja equipamentos aproximados nessa gama de preço, nomeadamente os vários modelos Chineses premium que tem surgido e mesmo considerando que muitos nem são vendidos na Europa.

    Apesar de não ser pretendente do Android, se tivesse que escolher um, seguramente seria um Nexus, One Plus One ou outro semelhante com Android puro e/ou Cyanogenmod.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um, já há alguns meses. Pertencia ao grupo que dizia que era um abuso um telemóvel maior que 5 polegadas, para mim o único inconveniente do telemóvel. Com o tempo acabei por me habituar e, de resto, não tenho nada a apontar ao telemóvel.
    Para quem quer um telemóvel topo de gama e não quer gastar muito dinheiro para vir com uma maça na capa, acho que esta é uma excelente opção!

    P.S.: Este não dobra! :D

    ResponderEliminar
  3. Se tiver alguem que me ofereça um convite, ficava muito agradecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura no grupo do facebook do Oneplus Portugal

      Eliminar
  4. Confirmo tudo o que o Carlos disse na Review e muito mais... visto ter sido o feliz :)) contemplado com o Telemóvel usado na review.
    Carlos, mais uma vez obrigado.

    Já tenho o telemóvel há umas semanas, e cada dia que passa estou mais satisfeito.
    GPS muito rápido, bom som, faz fotografias fantásticas, bem como vídeos, tem montes de espaço.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um convite para oferecer. Quem estiver interessado deixe email.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rffmachado@gmail.com
      Se puderes agradeço muito. um abraço

      Eliminar
    2. Enviado. É para a versão de 64G.

      Eliminar
  6. http://www.efox.com.pt/oneplus-one-qualcomm-snapdragon-801-25ghz-quad-core-android-44-55-polegadas-fhd-gorilla-glass-3-j-g-307137


    Comprar sem convites

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. versão de 16GB com Color OS....

      Eliminar
    2. Não, segundo o site é mesmo sistema Cyanogenmod 11s.
      "HIGHLIGHTS: CyanogenMod 11S Baseado na Sistema Android 4.4"

      Eliminar
  7. Vem da China=taxas aduaneiras e %sobre preço... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprado do site oficial não se pagas taxas porque ele vem da europa. Apenas se paga 20 ou 25€ por transporte pela DHL.

      Eliminar
  8. Existe à venda aqui em espanha.. na Antelife.
    Fala-se duma versão de 4.7", se sair, estou na fila da frente para comprar. Já tive com esta versão na mão e para mim não dá.

    ResponderEliminar
  9. Há por aqui alguém com convites disponíveis para a versão 64Gb?
    pnsebastiao@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. E serviço de apoio? Quem dá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de saber isso, pois tenho lido relatos que o serviço de apoio não funciona assim muito bem...

      Eliminar
  11. O facto de o OS ser "feito" pela Cyanogenmod o que significará em termos de updates???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o CM11 "S", oficialíssimo e com garantia de actualizações durante 2 anos (se não estou em erro).

      Eliminar
    2. Continuam a aparecer actualizações mensais para o Galaxy S (i9000 - o primeiro) e para muitos outros modelos. Portanto, sendo este deve ter updates durante muito tempo. Sei que garantem também update em pouquíssimo tempo mal haja versão oficinal de Android L pela Google.

      Só uma nota: o material da traseira do telemóvel sofre desgaste significativamente rápido. Já comparei entre telemóveis com diferença de uma semana e de facto é notório (mas nada de significativo).

      E uma curiosidade: os telemóveis estão a ser construídos com base nas encomendas. Um telemóvel proveninente de uma encomenda feita a dia 16 (convite) vinha com data de construção de dia 20.

      Eliminar
    3. Ok, mas essas actualizações que falas, tem sempre diversos bugs devido ao facto de a Samsung não fornecer o código fonte aos developers, o que faz com que, por exemplo no caso do S3 as fotos fiquem com menor qualidade, entre outros bugs.
      Ora, no caso do OneplusOne a equipa da Cyanogen deve ter acesso ao código fonte e assim podem criar Roms com todas a funcionalidades e quem sabe se mesmo depois dos 2 anos não poderão eles mesmo comercializar novas versões do SO Android para o telefone e quem quizer actualizar paga o valor que eles pedirem, como acontece com por exemplo os portáteis.
      Não sei se me fiz entender....

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Temos colocado novos convites quase diariamente aqui:
      http://abertoatedemadrugada.com/2014/08/temos-um-convite-para-o-oneplus-one.html

      Eliminar
  13. Outra questão que me lembrei agora foi, como é que funciona em relação ao GooglePlay???
    O telefone tem acesso oficial à PlayStore ou tem de se usar meios alternativos???

    ResponderEliminar
  14. João Carlos ... é um Androide puro ... faz tudo que fazem os outros ,,, para melhor lol e sem "lixo" lá dentro a ocupar espaço e a fazer publicidade !!! :-)

    ResponderEliminar
  15. Sobre actualizações já apanhei, quando recebi o One. e ontem com a possibilidade de fotografar em RAW ( a foto saiu com 16MB ), o som para ficheiros audio passa a 24 Bits, outro pormenor que faz jeito é stop and go na gravação de filmes .... e mais uma catrefa de actualizações .... 5 estrelas e fica tão lindo com a flip case .... :-)

    ResponderEliminar
  16. Convites para oferecer:

    https://account.oneplus.net/invite/claim/EMS6-BK2Z-5REB-O5PI

    https://account.oneplus.net/invite/claim/IO8L-9ESS-LAVS-MB3I

    ResponderEliminar
  17. AlguEm com convite para a versao de 64Gb?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Alguém me pode informar se o serviço de apoio ao cliente funciona minimamente bem em caso de um possível avaria ou defeito???
    A OPPO enviar alguém (transportadora) para recolher o telefone ou ainda temos de pagar os portes??

    ResponderEliminar
  19. A OPPO é outra marca de telemóveis diferente da OnePlus.

    ResponderEliminar
  20. Oh, que engraçado... Sou grande fã deste site devido também aos reviews de qualidade que aqui são feitos e descobri agora por estas imagens que, pelo menos o postador deste post, é da mesma cidade que eu! :D viva à cidade de Espinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então ainda não tinha dado para reparar pelos nossos meetings mensais com francesinha? :)
      Vê se da próxima podes aparecer (último sábado de cada mês), e já ficas a conhecer mais alguns "madrugadores" aqui da região.

      Eliminar
  21. E só melhor que já vi. So necessito de um convite.

    ResponderEliminar
  22. Nada me faz mais falta que 1+1 para animar...

    ResponderEliminar