2014/10/01

Bug no iOS8 pode apagar documentos do iCloud Drive


Já chamamos a atenção para a diferenças que existe entre serviços de backup na cloud e os serviços de sincronização, e que estes últimos não garantem que os vossos dados estejam em segurança - como agora é novamente demonstrado num bug no iOS8.

Embora a maioria dos utilizadores raramente tenha motivos para o fazer, por vezes poderão sentir necessidade de fazer um "Reset All Settings" nos seus iPhones ou iPads. Esta função deveria repor todos os parâmetros de configuração, mas mantendo todos os dados pessoais intactos (ficheiros, fotos, etc.) como aliás é referido na própria opção.

Só que no iOS8, fazer este Reset All Settings também está a eliminar documentos do iCloud Drive.

Se usam o iWork e mantêm documentos sincronizados no iCloud Drive, será recomendável não darem uso a esta opção até que isto esteja clarificado e corrigido - e para além de tudo isto, relembrar que ter backups é uma medida essencial (e não só por causa deste bug). É que de nada vos serve a pseudo-segurança de ter estes documentos sincronizados em vários dispositivos, se depois um deles os eliminar e quando forem aos outros eles também já tiverem desaparecido.

Parafraseando o nosso bem conhecido Steve Ballmer... Backups! Backups! Backups!

2 comentários:

  1. Bug muito grave mesmo! Testei e fiquei sem umas quantas pastas do iCloud Drive, mas fiz o restauro do Time-Machine e tudo ficou bem. A Apple está a precisar de umas palmadas no rabo ;)

    ResponderEliminar
  2. A Apple está a precisar é de novas cabeças nos vários departamentos..., a começar pelo CEO Tim Cook..., estão em fase de "sesta-à-sombra-da-fama"...

    ResponderEliminar