2014/10/03

Google+ ganha restrições de audiência por idades e países


Seria bom imaginar um mundo onde todos os conteúdos fossem adequados a toda a gente, mas infelizmente não é esse o caso e agora o Google vem dar mais opções de controlo a quem utiliza o Google+, deixando escolher opções que restringem o acesso aos vossos conteúdos.

Imaginem que aquilo que escrevem no Google+, tanto no vosso G+ pessoal como numa página de uma comunidade ou associação, não é adequado a menores de idade. A partir de agora poderão definir a que tipo de audiência os vossos conteúdos se destinam.



Estas definições permitem até que se definam diferentes grupos de idade dependendo dos países - por exemplo, a partir dos 21 nos EUA, mas a partir dos 18 em Portugal - que poderá ser útil para aqueles casos em que a maioridade é atingida em diferentes idades; ou simplesmente excluir completamente um determinado país.

Inicialmente pensei que o Google tivesse ido mais longe e permitido este tipo de restrições de forma individual para cada post - o que seria interessante caso falassem de coisas generalistas, mas ocasionalmente quisessem abordar temas mais "sensíveis". Mas não é o caso, é mesmo uma configuração global para todo o vosso conteúdo.

Por outro lado, mesmo aceitando que existam casos onde este tipo de restrições possam ser úteis; não deixa de ficar um pouco incomodado com esta compartimentalização da informação. Será que a informação deverá ser vedada a alguém só porque está num qualquer país ou tem uma idade que alguém achou que não deveria ver? Nesse sentido acho que teria sido mais transparente simplesmente apresentar um aviso do tipo "o conteúdo a que está a tentar aceder foi marcado como não sendo apropriado para pessoas do seu pais/idade; deseja continuar?"

... E digo isto por estar completamente farto com todos aqueles vídeos que se tentam ver e que nos apresentam o habituais "os conteúdos que está a tentar ver não estão disponíveis na sua região geográfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)