2014/10/22

JUSE - uma capa para smartphone com painel solar que diz adeus à rede eléctrica


O Indiegogo tem deixado bastante a desejar quanto à forma como lida com campanhas fraudulentas, mas sendo que esta, embora aconselhe cautela em dose suficiente, vem prometer melhorias numa das áreas que mais preocupa os utilizadores de smartphones - a autonomia - vale sempre a pena falar nela.

Muitas têm sido as notícias que nos falam de novos materiais que permitirão aumentar drasticamente as capacidades das baterias de iões de lítio, não só a nível de capacidade como também do seu tempo de carregamento e número de ciclos de carga. Este projecto JUSE combina uma dessas baterias com um painel solar de elevada eficiência para nos trazer uma capa para smartphones que permitirá dizer o adeus definitivo à rede eléctrica (ou quase.)

O JUSE é uma capa que ficará disponível em versões para iPhone 5S/6/6 Plus, Galaxy S5 e Note 4, e contrariamente aos produtos existentes no mercado com painéis solares, aqui promete usar um painel solar de alta-eficiência (mais de 24%) que permitirá gerar mais de 2W sob circunstâncias ideais, acumulando a sua energia numa bateria de SiGr Li (Silicon Graphene Lithium Ion) de 1550mAh - a tal tecnologia que permite carregamentos rápidos e muitos mais ciclos de carregamento que o normal.

Os preços começam nos $79 e a entrega está prometida para Março de 2015. Este é definitivamente um projecto que muito gostaria de ver ser bem sucedido; mas como referi inicialmente, há muitos aspectos que parecem ser "bons demais para ser verdade" (e já sabemos como normalmente este tipo de coisa acaba...) De qualquer forma, vou marcar na agenda para revisitar este projecto daqui por algum tempo, e ver se realmente a prometida revolução se concretizou.

Actualização: sem grandes surpresas... o JUSE desapareceu com o dinheiro dos investidores sem entregar qualquer produto.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)