2014/10/22

Blocks planeia usar Tizen para o seu smartphone modular às peças


O Blocks parecia mais um daqueles projectos com poucas probabilidades de se vir a concretizar, prometendo um smartwatch modular onde cada um poderia interligar os módulos que desejasse, mas tal como o Project Ara, parece estar bem encaminhado para se vir mesmo a concretizar.

O projecto não tem parado desde que ouvimos falar dele pela primeira vez, e desde então já conquistou lugar no topo de vários concursos de wearables, que lhe valeram o investimento da Intel e acesso privilegiado aos seus processadores. Não será por isso de estranhar que o projecto esteja agora a considerar usar o Tizen - da Samsung e Intel - como sistema operativo para este smartwatch modular, o que permitirá utilizá-lo em conjunto com smartphones de todas as plataformas (Android, iOS, Windows Phone). Sabendo-se que ainda recentemente o Google suspendeu um projecto que pretendia usar o Android Wear, provavelmente será uma opção mais "saudável" nesta fase.

A minha única (e grande) questão é saber qual será uma estimativa realista para que algo como isto se concretize efectivamente num produto comercial disponível para todos. Algo que me parece estar ainda bastante distante de vir a acontecer - mas espero que me demonstrem estar enganado.

No caso do Project Ara, está prometido para Dezembro a demonstração de um modelo já completamente funcional e praticamente pronto para comercialização. Pode ser que isso venha a ser a "faísca" que faça com que os dispositivos modulares venham a dominar o mercado e fazer-nos esquecer os tempos em que se compravam smartphones "numa só peça"... quem sabe?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)