2014/10/09

Novo sensor de imagem promete captar 36 canais de cor



A maioria das pessoas só se preocupa em saber quantos "megapixeis" têm a câmara digital que está a usar e não se preocupa em saber como funciona o sensor responsável pela captura da imagem. Mas para quem se preocupa com isso, gostará de saber que investigadores criaram um novo sensor que poderá capturar imagens com uma sensibilidade à cor 12 vezes superior aos sensores actuais.

Se se interessam por estas coisas já saberão que a maioria dos sensores de imagem actuais nem sequer consegue captar realmente imagens a cores. A maioria recorre a pequenos filtros coloridos (no famoso padrão bayer) em frente aos pixeis, de modo a que cada um deles capte informação correspondente à cor pretendida - com a correspondente perda da resolução espacial e pequenos efeitos de distorção (não se está a apanhar a informação de cor precisamente do mesmo ponto, mas sim de pontos ligeiramente desfasados).

Mas investigadores criaram um novo sensor que acaba com isso, recorrendo ao efeito de absorção da luz no silício - um efeito que já é usado nos sensores Foveon - mas que aqui é expandido para muitas mais camadas.


Em vez de usar filtros à frente de cada pixel detector de luz, este sistema consegue captar as diferentes cores num mesmo ponto, medindo a absorção da luz a diferentes profundidades. Dependendo dos comprimentos de onda a luz penetra mais/menos no silício, e assim obtemos sensores verdadeiramente a cores para cada pixel.

A novidade é que enquanto o sensor Foveon se limitava a ter 3 camadas de detecção (para o azul, verde e vermelho), este novo sensor tem 36 camadas, permitindo a captação de imagens com uma sensibilidade à cor muito superior.


É de imaginar que o custo destes sensores limite, pelo menos por agora, a sua utilização para fins científicos. Mas esperemos que a habitual evolução faça com que esta tecnologia um dia possa chegar a todas as câmaras - e já nem pedia os 36 canais de cor... mesmo os 3 canais dos sensores Foveon chegavam.

Se os fabricantes se deixarem de preocupar com os "megapixeis" e se preocuparem em efectivamente melhorar a qualidade... pode ser que isto aconteça mais depressa do que se pensa. E para demonstrar o quanto os Megapixeis pouco dizem: um sensor convencional de 12MP acaba por ser equivalente a um sensor Foveon de 3 ou 4MP. Por mim, preferia ter uma destas imagens de 4MP de cor real do que os 12MP interpolados à custa dum sensor com filtro Bayer.

3 comentários:

  1. Com tantos layers já agora também captavam IR's e UV's :P ou será que mesmo no futuro não terá qualquer interesse?... bem era engraçado um ecrã gigante capaz de nos fazer calor quando aparecia o sol na imagem ;) mas em relação aos UV's é melhor meter um filtro passa baixo no cabo "HDMI 4.0" :P

    ResponderEliminar
  2. Quando estäo a falar de canais, estäo a falar de 36-bit de cor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, tal como tens os habituais 24bits (8 X RGB) aqui terias 8x 36. É muito bit. :)

      Eliminar