2014/10/09

Google anda a testar apps lado-a-lado no Android


Por muito simples que comecem as coisas, inevitavelmente vão-se adicionando funcionalidades que tornam os produtos cada vez mais complexos, e a grande questão é fazê-lo de forma a que essa complexidade continue a ser útil e facilmente acessível para os utilizadores. No caso do Android o Google anda a explorar a implementação de sistemas multi-janela para correr apps lado a lado.


Com smartphones e tablets a terem actualmente hardware que é superior ao de alguns computadores de secretária, não há impeditivos técnicos para que o Android não possa fazer muito mais do que faz actualmente. E uma das coisas que mais pessoas poderão sentir falta é da capacidade de correr apps em janela ou lado a lado, facilitando o multitasking ou a transferência de dados de uma para a outra.

Vários fabricantes têm implementado as suas próprias soluções nos seus Android modificados (como a Samsung, LG, etc.) e que nos dão a possibilidade de correr apps lado a lado ou em janelas flutuantes (e até com transparência variável); mas o que todos aguardam é pela implementação oficial desta funcionalidade feita pelo Google. E eles andam a explorar várias possibilidades... sendo que nesta fase o sistema parece ser bastante parecido como o que a Microsoft encontrou para o "Metro" do Windows.



Nestes testes, aceder à lista de apps recentes permitiria arrastar uma dessas apps para um dos lados do ecrã, fazendo com que a app passasse a ocupar metade do ecrã e permitindo que o utilizador usasse o resto do ecrã para continuar a usar o Android (incluindo abrir outras apps). Também seria possível arrastar o separador de modo a alterar o espaço atribuído a cada app, por exemplo dando mais espaço para ver um vídeo no YouTube enquanto ao lado colocamos apenas uma pequena coluna para ver as actualizações no Twitter.


Embora neste momento o Android ainda não possa ambicionar competir com um sistema operativo "de secretária", interrogo-me se com toda esta evolução, o Android daqui por mais cinco ou seis anos, não se arriscará a tornar num sistema que em nada fica atrás dos sistemas operativos tradicionais.

2 comentários:

  1. Parece-me uma solução muito interessante resta saber se fica já disponível nesta próxima versão do Android

    ResponderEliminar
  2. Como utilizador de um Samsung Galaxy Tab S, já com esta funcionalidade, só tenho a apontar que dá bastante jeito, mas não fará muito sentido em ecrãs abaixo de 10".

    ResponderEliminar