2014/11/19

Apps para os Nokia clássicos passarão para a Opera Mobile Store



A Nokia parece estar a preparar-se para apostar em força no Android "puro" - a avaliar pelo tablet N1 e smartphones que certamente se seguirão - mas não se pode esquecer de todos os milhões de equipamentos que tem no mercado. Para garantir que esses utilizadores de modelos Symbian, Asha, e até os Nokia X, poderão continuar a usar os seus telemóveis, a Nokia vai transferir a Nokia Store para a Opera Mobile Store.


A Opera Mobile Store é uma loja de apps que suporta mais de 7500 modelos diferentes de telemóveis nas mais variadas plataformas, incluindo aquelas que já foram "esquecidas" pelos seus criadores, de Symbian a Java, dos Blackberry aos Windows Mobile, e sem esquecer os mais recentes Android, iOS, e Windows Phone. Com esta transferência da Nokia Store para a Opera Mobile Store, que ocorrerá na primeira metade de 2015, a mesma ganhará ainda mais visibilidade tanto para os utilizadores como também para os developers, que estão convidados a transferir para lá as suas apps para os Nokias.

No mínimo, servirá também para chamar a atenção que nada é eterno, e que a questão da longevidade das apps e App Stores deveria ser algo que fosse discutido. É que poucas pensam na questão de que o seu smartphone de pouco lhes serviria se não tivesse o acesso a uma destas lojas. Numas plataformas, que permitem o acesso directo a lojas alternativas ou a instalação de apps "independentes", este problema contorna-se de forma relativamente simples; mas noutras, isso torna-se bem mais complicado.

Aliás, dá-se o caso de na inexistência dos servidores de activação (como acontece com o iOS), nem sequer se poder utilizar um dispositivo. Mas... isto são coisas que preocuparão quem medir o tempo de utilização dos seus equipamentos em décadas, e não de ano a ano como a maioria fará actualmente.

1 comentário:

  1. "a Nokia vai transferir a Nokia Store para a Opera Mobile Store" e por Nokia queres dizer Microsoft que é a dona da Nokia Store, e não a Nokia networks que lançou o N1

    ResponderEliminar