2014/11/05

Emojis com diversidade racial chegam em 2015

A tecnologia molda a sociedade, mas a sociedade também molda a tecnologia. Numa altura em que a diversidade racial e a aceitação de diferentes preferências sexuais vai sendo mais debatida, também os emoji se preparam para reflectir esta realidade, e depois dos emojis com casais homossexuais em 2015 chegam os smileys com tonalidade de pele para todos os gostos.

Os simpáticos emoji poderão ter tido origem com bonecos que transcendem sexo e raça, mas rapidamente começaram a contar com mais e mais símbolos cada vez mais detalhados e descritivos - ao ponto de começarem a chamar a atenção daqueles que consideravam insuficiente a sua representação de casais heterossexuais. Isso levou a que passassem a ser considerados símbolos para casais homossexuais (masculinos e femininos), e está também a dar origem a alterações que permitirão escolher diferentes tonalidades de pele.
Esta alteração, que deverá ser implementada em 2015 vai ao ponto de permitir que no caso dos emojis com casais se possam especificar qual a cor de cada um dos bonecos, permitindo criar toda e qualquer combinação que se deseje, casal homossexual onde um tem pele clara, outro tem pele escura, e eventualmente que até possa lá estar uma criança com pelo noutra tonalidade. Assim, parece-me que fica o assunto definitivamente arrumado... pelo menos até que alguém se lembre de querer começar a aplicar maquilhagem nos emoji.

Uma coisa é certa, deixará de haver motivos de queixa por parte dos defensores da correcta representação da diversidade racial/sexual... sem bem que na área dos videojogos isso é um tema que continuará a dar muito que falar (há cada vez mais pressão para que os jogos permitam escolher personagens igualmente diversificados, o que nem sempre acontece.)

1 comentário:

  1. Tem de haver sempre tema para debater enfim...é cada vez mais recorrente alegar racismo, xenofobia, sexismo etc etc etc

    Acho que foram feitos "amarelos" para ninguem pegar nesses assuntos, mesmo assim tem de haver barulho à volta disso lol

    Enfim assim vamos andando

    ResponderEliminar