2014/11/21

Google testa modalidade "contributiva" de apoio directo aos sites e que te livra da publicidade


É a publicidade que faz rodar a internet, mas essa poderá não ser a única forma de compensar os sites que apreciamos - e o Google está agora a fazer uma experiência que muitos poderão considerar ser "demasiado" parecida com o Flattr: o Contributor by Google.

Quando alguém visita uma página, o facto de ver e potencialmente clicar na publicidade que é apresentada faz com que alguns cêntimos revertam a favor do site. Mas este Contributor by Google propõe-nos uma forma de apoio directo aos sites sem necessidade de publicidade.

Cada utilizador define um valor, de 1 a 3 dólares mensais, com os quais desejará contribuir para os sites que visita (e que também tenham aderido a este sistema), e ao visitarem-nos, essa contribuição é feita directamente e com a vantagem acrescida de não  terem que ver qualquer publicidade. A definição deste valor mensal máximo garante que, não importa quantos sites visitarem, nunca irão ter despesas astronómicas, e mesmo que visitem milhares de sites, o sistema encarregar-se-á de distribuir o valor definido da forma mais justa entre os sites que mais visitaram.

O sistema é bastante parecido com o Flattr, com a diferença de que aqui nem sequer precisam fazer like ou "flattr" expressamente para contribuírem para o site. Basta visitarem os sites tal como fazem normalmente.

Não deixa de ser uma forma alternativa interessante para a potencial compensação dos sites sem que estes tenham que recorrer a publicidade (no caso dos "contribuintes" os espaços publicitários são ocupados por uma mensagem de agradecimento; para os restantes continuarão a surgir os habituais anúncios publicitários).

Seria assim tão descabido dedicar $1 por mês para contribuir directamente para os sites que visitamos, e ainda por cima termos o benefício adicional de vermos a publicidade desaparecer? Para mim, eu nem me importava de "contribuir" e de continuar a ver a publicidade.

5 comentários:

  1. Ad-Block Plus e adeus à pub! Nem os anuncios inseridos no youtube passam pelo Ad- Block!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se ninguém vir publicidade grande parte dos sites fica sem qualquer fonte de rendimento....

      Eliminar
    2. Verdade, mas não sou obrigado a ver poluição visual nos sites

      Eliminar
    3. Não és, mas se fosses tu que trabalhasses nesse site e que vivesses dele, se calhar não ias gostar!

      Eliminar
  2. Eu tenho o AdBlock instalado em todos os browsers, no entanto uso-o em whitelist mode e só bloqueio a publicidade em sites que usam e abusam dela

    ResponderEliminar