2014/11/03

Internet Arcade disponibiliza centenas de clássicos para jogares no browser


Quem tiver nascido numa altura em que nomes como PlayStation e Xbox já faziam parta da rotina doméstica terá dificuldade em compreender como é que se poderiam perder horas a jogar em máquinas que apenas nos apresentavam uns poucos pixeis a movimentar-se no ecrã, e que a custo lá se conseguiam interpretar como sendo aviões, carros, inimigos, ou mil e uma outras coisas - mas para quem cresceu a gastar moedas nestas máquinas... alguns destes jogos ocuparão certamente um lugar bem especial nas suas memórias - e que agora poderão reviver directamente no browser à custa do Internet Arcade Archive.

Este projecto Internet Arcade junta-se ao Internet Archive com o objectivo de preservar estas "lendas" das máquinas arcade (e também alguns dos jogos que provavelmente muitos não se importariam de ver esquecidos :) e que na sua altura nos faziam "delirar" com a sua jogabilidade, sons e gráficos. Algo que agora pode ser recriado dentro dos nossos browsers por via do emulador JSMESS (JavaScript Mess), e para o qual é recomendado a utilização do Firefox para os melhores resultados, embora deva funcionar em todos os outros browsers.

Quanto às instruções, não há muito a dizer: a tecla 5 insere uma moeda, o 1 e 2 serve para escolher 1 ou 2 players; e depois têm as teclas de cursor e ALT para as coisas básicas, sendo que tudo o mais terão que ir testando até dar com o que pretendem. (Claro que nos jogos em que os controladores não eram um joystick direccional e botões, lá terão que se ir desenrascando da melhor forma que conseguirem - e vem-me à memória a fantástica trackball gigante do Missile Command. :)

E vocês... qual é o primeiro jogo arcade que vos vem à memória, e que irão procurar neste arquivo? :)
(Eu era fascinado pelo Missile Command, mas o jogo arcade que uns anos mais tarde me fez passar horas a olhar para o ecrã foi mesmo o mítico OutRun com os seus gráficos de velocidade alucinante, o seu "cockpit", e as suas fabulosas músicas.)


5 comentários:

  1. Lembrei-me do "papper boy" e do proibitivo "paradise cafe" :)

    ResponderEliminar
  2. Isto é tão bom....

    R-Type. claro.
    Pinball Action
    Hyper Sports
    Jungle Hunt
    Moon Patrol e por aí fora!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde galera, alguém pode me ajudar a achar um jogo de fliperama bem antigo?
    Lembro de poucas coisas mas adorava jogar, era com uma garotinha parecida com a da manteiga "Claybom" e era de fases, umas que tinham que pular de corda em corda, outras em camas elásticas de uma pra outra para não ser pego pelos peixes.... Mais ou menos no ano de 1994.... Quem puder me ajudar desde já agradeço d+, forte abraço

    ResponderEliminar
  4. 1942-Terminei financiado pelo porta-moedas da mãe...
    Street Fighter-Nunca joguei nada de especial ... mas dava para bater nos que ainda sabiam menos do que eu :)
    Sensible Soccer-Um must.!
    Pinball
    Tetris
    Flippers - StarWars! Valia tudo :)

    ResponderEliminar