2014/11/03

iPhone 6 vs Apple Newton


Muitas vezes queixamos-nos, meio a sério meio a brincar, de que muitas das coisas que fazemos com os modernos smartphones são coisas que na verdade já podiam ser feitas no século passado, e que a evolução não tem sido assim tão significativa. Para ver se sim ou não, nada como colocar um moderno iPhone 6 ao lado de um Newton MessagePad 2000, para ver que tal se comporta.

Bem, para comparar equipamentos com quase duas décadas de diferença, há que "esquecer" muitas coisas, como peso, autonomia, resolução, ecrã, câmaras, etc. Na verdade, o teste que vamos ver limita-se a comparar a velocidade de escrita num e noutro aparelho, sendo que no Newton se está a escrever com um stylus e usando o reconhecimento de escrita.

Mas a grande surpresa é constatar que mesmo com todo este tempo de distância, o Newton aguenta-se bastante bem, permitindo escrever com uma velocidade quase equiparável há de um iPhone recém-lançado (embora seja um teste que, tanto num caso como no outro, estará mais dependente da velocidade "física" com que cada um seja capaz de escrever do que propriamente com a capacidade dos aparelhos.)

Mas considerando que este MessagePad 2000 de 1997 vinha equipado com um CPU a 162MHz e 1MB de RAM, acho que acaba por ter a vitória moral; e penso que será legítimo recordar aquela questão que frequentemente me atormenta, sobre se o software actual realmente tirará partido do hardware da melhor forma possível.


3 comentários:

  1. As pessoas tendem a comparar funcionalidades mas esquecem toda a envolvência. Mais importante do que saber o que é que um equipamento faz é a forma como o faz. Claro que o Newton já permitia escrever a uma velocidade apreciável, mas numa resolução fraquinha, contraste idem, monocromático, e aquilo que se escrevia servia para muito pouco.
    É mais ou menos como comparar 2 viaturas, uma actual e outra do início do século: ambas fariam Lisboa-Porto, mas a mais antiga fá-lo-ia de maneira muito mais desconfortável, mais barulhenta, mais gastadora, etc, etc.

    ResponderEliminar
  2. Falando em envolvente... Um newton agora ainda pode ser útil. Um Iphone em 1997, sem cloud, sem 36, nem umts, é pouco mais que um pesa papéis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Newton de 1997 ainda tem alguma porta que se consiga usar hoje em dia sem adaptadores?

      Eliminar