2014/11/18

Que teclas são realmente necessárias num telecomando?


Os telecomandos há muito que são um retrato da sociedade moderna (alguns de vocês ainda se recordarão do tempo que mudar de canal implicava levantar o rabo do sofá e pressionar firmemente um botão físico), mas... será que realmente a espelham bem?

A imagem mostra-nos uma situação que poderá parecer "piada", até que se constata que efectivamente é mais próxima da realidade do que gostaríamos. Das dezenas de botões que existem num telecomando de um televisor, a grande maioria das pessoas só utilizará o do "power", volume, mute, e canal seguinte/anterior.

No meu caso, que não será exemplo, consigo reduzir ainda mais o número de funções: pois o power acaba por ser desnecessário (uso uma tomada que corta a electricidade "global" ao televisor, amplificador, e demais aparelhos relacionados) e o único botão a que dou uso é o selector de entrada, para comutar entre o media center ou uma das consolas de jogos (todas ligadas a um switch HDMI 5-em-1).

Caso ainda mais caricato será o dos televisores que vêm com dois telecomandos, sendo um deles "simplificado" precisamente devido à complexidade que os comandos actuais atingiram. E vocês... dão realmente uso a todas as teclas dos vossos telecomandos?

5 comentários:

  1. ate que utilizo mais teclas mas isso deve-se apenas por usar o comando para comandar o raspberry pi ligado na tv pois caso contrário o comando simplificado dava muito bem.

    ResponderEliminar
  2. um sem teclas serve-me bem.
    só o tenho usado para segurar o telefone a 45°… :D

    ResponderEliminar
  3. Mais botões? Claro.
    Com 500 canais não vou fazer scroll para chegar ao que quero. Venham de lá os números.
    Preciso de ir ao menu fazer coisas logo dá jeito a tecla de menu e as setas que lá permitem navegar.
    O botão para mudar a entrada de sinal também dá jeito.

    Isto só de volume, canal e power para mim não dava :)

    ResponderEliminar
  4. O meu maravilhoso telemóvel (Note 4) tem IR pelo que o uso também como telecomando. A aplicação que uso chama se smart remote, da peel, e tem um design praticamente idêntico à imagem simplicada.

    ResponderEliminar