2014/11/06

ShadowCrypt facilita mensagens encriptadas na web


Os contínuos abusos de vigilância e espionagem em massa que vão sendo revelados têm feito com que se preste muito maior atenção à privacidade e segurança dos dados. Mas nem sempre isso resulta em algo que seja fácil de fazer por um utilizador final: e é aí que entra este ShadowCrypt.

São cada vez mais os serviços que se apressam a aumentar a segurança dos dados dos seus utilizadores - para desagrado de algumas pessoas - e a encriptação dos dados é invariavelmente uma das formas.

Ferramentas e técnicas para encriptar dados e mensagens existem há milénios, mas a verdade é que ainda hoje acabam por não ser tão fáceis de utilizar quanto se gostaria. Este ShadowCrypt é uma extensão para o Chrome que quer mudar isso, e simplifica o processo de enviar mensagens encriptadas em qualquer serviço que utilizem, de um simples email a um tweet, ou um post no Facebook. Mensagens que só poderão ser lidas pelas pessoas que vocês deixarem.

Esta extensão está a ser desenvolvida por investigadores na Universidade de Berkeley e Maryland, sendo que um deles trabalha também no área de segurança no Dropbox). Embora ainda esteja em desenvolvimento (e como tal, poderá ainda não estar completamente "afinada"), parece ser um bom indicador de como as coisas estão a evoluir... e de como inevitavelmente, quanto mais insistirem em espiar tudo e todos, mais as pessoas se sentirão incentivadas a usar ferramentas que garantam a sua privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)