2014/12/23

Apple lança primeira actualização de segurança automática para o OS X


Os utilizadores de OS X irão reparar que hoje os seus computadores instalaram uma actualização de segurança... sem que lhes tenha sido perguntado nada. É a primeira vez que a Apple recorre a este sistema, e provavelmente não será a última.

Embora o sistema de actualizações completamente automáticas do OS X tenha sido implementado há um par de anos, a Apple nunca o tinha usado. Todas as actualizações, incluindo as de segurança, eram disponibilizadas via o processo normal em que o utilizador é informado das actualizações e decide se, e quando, as quer instalar. Desta vez não foi o caso, com a Apple a achar que uma vulnerabilidade descoberta no NTP justificaria esta opção uma vez que "nem sequer obriga a reiniciar o computador" (embora alguns utilizadores refiram que no seu caso a actualização surgiu no pacote de actualizações normais, não automáticas).

Como sempre, as opiniões dividem-se. De um lado os que acham que a Apple faz bem em aplicar estas actualizações para manter os computadores mais seguros; do outro lado aqueles que acham que a Apple não deverá ter o direito de se sobrepor ao que desejam fazer nos seus computadores.

Uma coisa é certa, conhecendo-se todo o "imbróglio" que a Apple enfrenta regularmente na App Store devido às suas decisões pseudo-moralistas e muitas vezes contraditórias, não deixa de ser ligeiramente preocupante deixar nas suas mãos a opção do que se pode/deve instalar num computador. Afinal... e se amanhã decidirem que é crítico instalar uma actualização que impeça que um utilizador possa ter na sua máquina software para fazer jailbreaks, por exemplo?

Que vos parece... há mesmo motivos para se ficar preocupado, ou acham que este tipo de poder se justifica em nome da segurança?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)