2014/12/23

Google, Apple, Microsoft: quem faz mais apps para os concorrentes?


Não é fácil gerir a auto-promoção das suas próprias plataformas com a necessidade de disponibilizar serviços (e potencialmente atrair) utilizadores de outras plataformas. Mas olhando-se para os três gigantes... quem investe mais das plataformas da concorrência?

Google, Apple e Microsoft todos têm as suas próprias plataformas mobile e "desktop". A Apple com o seu iOS e OS X; o Google com o Android e Chrome OS; e a Microsoft com o Windows e Windows Phone. Todos eles criam apps para as suas próprias plataformas, e também para os concorrentes, e maior ou menor grau - e os resultados acabam apenas por confirmar aquilo que todos já imaginariam.


Num extremo temos a Apple que, sem surpresas, investe apenas e só nas suas plataformas. Para além das duas dezenas de apps que tem para iOS e OS X, a única excepção são três apps para Windows. Para as plataformas do Google... zero!

O Google tem mais de 100 apps para o seu Android e quase 40 para o Chrome OS. No entanto também está bem representado no iOS (47 apps) e OS X (7 apps). No Windows temos 7 apps, e quanto ao Windows Phone... aí a coisa limita-se a apenas 1 app.

Quanto à Microsoft, podemos dizer que para além da imensidão de apps que tem para as suas próprias plataformas (com mais de 100 apps para Windows e Windows Phones), também tem muitas dezenas para iOS e Android, e uma mão cheia delas para Chrome OS e OS X.


São resultados que não surpreenderão ninguém, e que mostram que a Apple não faz nada fora da sua própria plataforma - a não ser quando a isso é obrigada (como o suporte mínimo indispensável no Windows); que o Google tenta estar presente em todo o lado onde isso lhe garanta utilizadores (com a excepção a ser o Windows Phone, onde parece não querer dar qualquer tipo de ajuda a promover essa plataforma - compreensivelmente); e que a MS está num ponto onde não se pode dar ao luxo de não estar presente nas plataformas dos concorrentes. Aliás, não deixará ser interessante ver que no Windows e Windows Phone, apenas a Microsoft parece estar a "puxar a carruagem"... o que não deixa de ser uma questão preocupante para os próximo anos, quando as novas gerações que nasceram e cresceram a usar iOS e Android e Chrome OS, deixarem de sentir "aquela necessidade" do Windows.

Felizmente para a Microsoft, há ainda muitos que recorrem aos computadores para jogar, e nesse aspecto o Windows ainda vai sendo insubstituível. :)

2 comentários:

  1. Não entendo, sinceramente, o porquê de considerar a atitude da Microsoft quase como um "desespero" para justificar as aplicações que tem em outras plataformas.
    A Microsoft faz apenas o que é correto para o seu sistema... o Windows Phone veio tarde e portanto tem que criar "pontos" para chamar utilizadores.
    A Microsoft não tem criado aplicações "iguais" para a concorrência... reparem que as aplicações para WP tem muito mais qualidade e recursos.
    Apenas dá um pouco aos utilizadores android e iphone para que estes possam avaliar e ver o que estão a perder em não ter Windows phone.
    Acaba por ser uma forma de markting e não coloca em risco o WP como faz crer no artigo...antes pelo contrário. Para que é que eu quero usar um sistema (android(iOS) com office, se posso comprar um WP e ter tudo isso e muito mais?

    Temos que ver todas as vertentes da coisa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o outro lado da vertente (e que origina as "preocupações") é: "para que preciso eu do office - e já agora, de um Windows Phone ou até do próprio Windows?" - e faz essa pergunta às gerações mais recentes, que estão a crescer com iOS e Android como dispositivos principais... (ou os Chrome OS, nas escolas nos EUA, onde têm sido usados com fartura.)

      Eliminar