2014/12/04

Apple removeu músicas de rivais dos iPods sem informar os utilizadores


O iPod pode actualmente já ser encarado como uma peça histórica, mas isso não impede que a Apple tenha que enfrentar um processo devido à forma como, entre 2007 e 2009, impedia que os utilizadores usassem música de serviços concorrentes nos seus dispositivos - e escondendo isso dos utilizadores.

Quando a Apple detectava música que não tinha tido origem no iTunes, fazia aparecer uma mensagem de erro que pedia aos utilizadores para fazerem um restauro do sistema; restauro esse que repunha todas as músicas do iTunes, mas que deixava de fora todas as outras músicas.

A Apple alega que isso era feito por "motivos de segurança", sem no entanto especificar quais eram esses. Também não ajudará o facto da Apple ter deliberadamente decidido manter os utilizadores na ignorância dizendo que "não seria recomendável dar demasiada informação" aos mesmos para que não ficassem "confundidos"... Quanto a mim, terão ficado mais confundidos por não perceber porque motivo não conseguiriam sincronizar algumas das suas músicas com o seu iPod.


Os iPods tiveram um impacto indiscutível na sociedade, e até eu tive um dos pequenos e adoráveis iPod Nano de 2ª geração - mas com este caso também me recordo que uma das primeiras coisas que fiz foi colocar o iTunes de lado e usar programas alternativos de gestão e sincronização de músicas. E pelo que estou a ver... foi mesmo a melhor opção.

2 comentários:

  1. Mais uma razão pela qual deixei a Apple,é tudo limitado a eles, aos seus standard,às suas coisas, como eles querem. Se há coisas que são óptimas controlar, outras são um exagero.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é defeito meu mas digo sinceramente nao consigo suportar o itunes...mesmo horrivel, já a minha irmã usa aquilo como se fosse natural.

    Não sei se é a lentidão ou o facto de ser tao chato ter de fazer sync a tudo...já no macbook é a mesma coisa aquilo é fmeio foleiro, nao me entedo lá epa a serio nao há como a simplicidade do android que funciona como uma simples pen...
    enfim são gostos

    ResponderEliminar