2014/12/08

Dolby Cinema quer enfrentar o IMAX e ser o cinema do futuro


A Dolby poderá ser uma marca que a maioria das pessoas mais associará a áudio, mas em breve isso poderá mudar. Na Holanda está para abrir o primeiro Dolby Cinema, uma sala de cinema com tecnologia Dolby Vision que promete mostrar-nos filmes como nunca os vimos antes.

Quem vai ao cinema procura umas horas de "espectáculo", mas com a tecnologia a permitir que a maioria das pessoas tenha ecrãs HD (e até Ultra HD) de grandes dimensões em casa, muitas delas deixam de sentir necessidade de pagar o preço dos bilhetes (e arriscarem-se a apanhar alguém ao lado que passa o tempo a "ruminar" pipocas, ou a enviar SMS com o brilho do ecrã no máximo - para não falar daquelas pessoas que passam o filme a discutir o que se vai passando, como se estivessem na sua sala em casa.)

O IMAX é um dos sistemas que tem feito com que continua a valer a pena ir ver um filme ao cinema (continuamos à espera que a NOS cumpra o prometido e abra uma sala IMAX "no norte"), mas se calhar é melhor pedirmos já um destes Dolby Cinema.

Estes Dolby Cinema não apostam apenas numa tela de grandes dimensões, mas também numa qualidade de projecção HDR que promete ir para além de tudo o que existe actualmente. O Dolby Vision é algo que a empresa tem desenvolvido há anos, e que contém outros elementos que ainda são mantidos em segredo. A simples projecção de vídeos HDR (certamente também em conjunto com framerate elevado) será suficiente para nos mostrar os filmes de forma "hiper-realista" - coisa que previsivelmente irá perturbar os puristas dos "24fps".

Por agora este primeiro cinema ainda irá usar dois projectores 4K a laser, para criar as imagens pretendidas, até que os primeiros projectores Dolby Vision estejam disponíveis. E há quem diga que não terá sido por acaso que a Disney esteja a trabalhar em tecnologia HDR, sendo possível que o próximo filme Star Wars seja filmado já a contar com esta tecnologia.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)