Os pneus são um dos componentes críticos de todos os veículos com rodas, mas que pouco têm evoluído na sua concepção ao longo das décadas. Agora a Michelin prepara-se para o fazer... retirando-lhes o ar.
Os pneus são muitas vezes também chamados de "pneumáticos" precisamente por consistirem em elementos de borracha que dependem da pressão do ar no seu interior para manter a sua estrutura e funcionalidade. A sua evolução consiste em novos compostos e técnicas de fabrico que os tornam mais seguros - e até em pneus reforçados que lhes permitem rodar durante dezenas de quilómetros em caso de um furo; mas a verdade é que continuam a depender da correcta pressão do ar no seu interior para cumprirem a sua função.
Com os Tweel da Michelin isso deixa de ser um problema, uma vez que se tratam de pneus que não usam ar, automaticamente fazendo com que sejam imunes a "furos". E contrariamente aos pneus maciços que também são usados em circunstâncias específicas, continuam a ter excelentes características de amortecimento, idênticas ou superiores aos pneus com ar.
A Michelin já tinha revelado estes pneus há alguns anos, mas só recentemente passou à fase de produção. Pneus que por agora parece estar exclusivamente reservados para aplicações específicas (como máquinas de construção e corta-relvas.) Esperemos que eventualmente a mesma tecnologia possa ser aplicada aos pneus para automóveis.
E eu a pensar que a GoodYear era a pioneira na matéria(após ter visto recentemente um conceito deles exactamente igual), quando afinal eles já "andam aí"... :)
ResponderEliminarFormidável...