2014/12/28

Michelin já fabrica pneus sem ar que nunca furam


Os pneus são um dos componentes críticos de todos os veículos com rodas, mas que pouco têm evoluído na sua concepção ao longo das décadas. Agora a Michelin prepara-se para o fazer... retirando-lhes o ar.

Os pneus são muitas vezes também chamados de "pneumáticos" precisamente por consistirem em elementos de borracha que dependem da pressão do ar no seu interior para manter a sua estrutura e funcionalidade. A sua evolução consiste em novos compostos e técnicas de fabrico que os tornam mais seguros - e até em pneus reforçados que lhes permitem rodar durante dezenas de quilómetros em caso de um furo; mas a verdade é que continuam a depender da correcta pressão do ar no seu interior para cumprirem a sua função.

Com os Tweel da Michelin isso deixa de ser um problema, uma vez que se tratam de pneus que não usam ar, automaticamente fazendo com que sejam imunes a "furos". E contrariamente aos pneus maciços que também são usados em circunstâncias específicas, continuam a ter excelentes características de amortecimento, idênticas ou superiores aos pneus com ar.

A Michelin já tinha revelado estes pneus há alguns anos, mas só recentemente passou à fase de produção. Pneus que por agora parece estar exclusivamente reservados para aplicações específicas (como máquinas de construção e corta-relvas.) Esperemos que eventualmente a mesma tecnologia possa ser aplicada aos pneus para automóveis.






1 comentário:

  1. E eu a pensar que a GoodYear era a pioneira na matéria(após ter visto recentemente um conceito deles exactamente igual), quando afinal eles já "andam aí"... :)

    Formidável...

    ResponderEliminar