2014/12/30

Tracker bluetooth Tile já funciona em Android


Lembram-se dos pequenos identificadores bluetooth Tile que podem usar para que nunca percam os vossos objectos mais valiosos? Demorou, mas finalmente já lhes podem dar uso se tiverem um Android.

Embora não sejam os únicos trackers bluetooth no mercado, os Tile são uns dos que se tornaram mais populares, mesmo se até agora apenas tinham disponível uma app para iOS, deixando os utilizadores Android sem outro remédio a não ser procurar alternativas (como os TrackR). Mas finamente essa situação fica resolvida, com a chegada da app dos Tile ao Google Play.

Ainda assim, a versão da app para Android continua a ter algumas limitações, em culpa devido à enorme variedade de dispositivos Android disponíveis e dos chips bluetooth que usam. Em vez de podermos associar o nosso smartphone com 8 Tiles, em Android ficamos limitados a um máximo de quatro ou seis, dependendo dos equipamentos (e isto para os que são compatíveis com a app). Outra funcionalidade que desaparece é a possibilidade de marcar um Tile como perdido, de modo a que se receba uma notificação caso outro utilizador do Tile passe perto dele - estando prometido chegar numa actualização que deverá chegar nos próximos meses.

A mim, parece-me que já era tempo dos criadores deste tipo de "etiquetas" se unirem e criarem um standard que permitisse a interacção entre módulos de diferentes fabricantes. Pois se a ideia de se poderem encontrar objectos perdidos por via do "crowdsourcing", isso rapidamente perde o interesse se considerarmos que cada marca só encontra os seus próprios módulos, pelos seus próprios utilizadores - e que se torna de utilidade nula no caso de se estar num sítio onde existam poucos utilizadores desses módulos específicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)