2014/12/09

YouTube já te informa do que acontece se usares músicas com copyright


O YouTube passa a ser um pouco mais claro quanto ao que acontece se quiseres usares uma música com copyright nos teus vídeos, antes de teres que lidar com os avisos de que estás a usar a música ilegalmente.

O YouTube pode ser o mais popular site de vídeos do planeta, mas há aspectos em que é incrivelmente frustrante para quem lá coloca vídeos. Podem perder dias a editar um vídeo, escolhem uma música popular para servir de banda sonora e... só vos resta esperar. É uma lotaria saber se devido à vossa selecção musical o vídeo poderá surgir com publicidade, ou haver países onde surge sem som, ou - no pior caso - ficar sem som para todos.

Estranhamente, este era um ritual obrigatório... até agora. Finalmente o YouTube disponibiliza uma forma para se saber o que irá acontecer ao usarem uma música copyrighted nos vossos vídeos.

É uma forma mais simpática para quem coloca vídeos no YouTube saber ao que se sujeita, indicando automaticamente qual o tipo de restrições que se poderão aplicar; mas é preciso não esquecer que isto se aplica apenas às músicas que permitem a sua utilização no YouTube em troca de publicidade (pelo que não esperem ver por lá todas as músicas que desejarem).

Aliás, nada impede que o detentor dos direitos de autor decida mesmo assim remover a música do vosso vídeo, ou alterar as suas condições no futuro; pelo que o melhor será optarem mesmo por música de uso completamente livre e evitarem este tipo de preocupações.

2 comentários:

  1. Existe algum serviço onde isto não aconteça??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uso o YouTube. Mas até ao momento, primeiro tinhas que fazer o upload e só depois é que sabias o resultado... Assim sempre te informa antes.
      (Continua a ser absurdo não poderes enviar os direitos de utilização assim que se faz o upload, mas só "depois"... quando levares com a reclamação.)

      Eliminar